Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

22/08/2016



CRICIÚMA: UM SALTO EM DESENVOLVIMENTO


O Nações Shopping aqueceu a economia e viabilizou o desenvolvimento, a geração de empregos e renda



Escrito por Márcio Búrigo, prefeito de Criciúma


O atual cenário da economia brasileira requer sabedoria por parte de empreendedores. Instabilidades políticas e econômicas geram desafios aos agentes públicos e privados. É preciso planejar as ações com inteligência antes de executá-las, a fim de evitar perdas significativas que comprometam o desenvolvimento ordenado dos municípios. É necessário pensar no amanhã, apostar em novas ideias e encarar a mutabilidade momentânea. Hoje, a prova disso são os centros comerciais, os shopping centers. Empreendimentos que proporcionam oportunidades às comunidades e fomentam nossa economia regional.

 

Em Criciúma, quinta maior cidade de Santa Catarina, o relacionamento eficaz entre administração pública e classe empresarial, aliado aos grandes investimentos realizados nos últimos anos, resultou na construção do Nações Shopping, o maior shopping center do sul do estado. O investimento de 250 milhões de reais atraiu, na contramão da crise econômica, grandes varejistas à cidade, referência pela extração do carvão mineral e pelas indústrias cerâmicas. Agora, Criciúma é o município do empreendimento mais sofisticado do Grupo Almeida Junior. É motivo de orgulho e exemplo de empreendedorismo, uma vez que a união entre segmento público e privado deu certo.

 

O resultado desse prazeroso casamento? Fomos honrados com a geração de receita para as contas públicas através de impostos, valorização considerável do setor imobiliário e criação de mais de 2 mil vagas de empregos diretos e 8 mil indiretos. Em tempos de incerteza, este é o caminho a ser seguido: priorizar a política do crescimento, planejar as iniciativas e investir em negócios que proporcionem o melhor para os municípios e, consequentemente, seus habitantes. O Nações Shopping é a prova disso! Não é apenas um centro comercial com sofisticada plataforma tecnológica. É um modelo concreto para o sucesso de outros empreendimentos em meio à crise econômica.

 

Reforço: precisamos inovar, buscar o desenvolvimento organizado. Não adianta lamentarmos, é necessário trabalhar em prol da pertinente evolução e cativar olhares empreendedores. Receita que deu certo! Os investimentos da iniciativa privada em Criciúma ultrapassam 1 bilhão de reais. Saímos do décimo para o oitavo lugar na economia catarinense e, à medida que nossa economia cresce, novas oportunidades aparecem. Um shopping center reacendeu as esperanças, beneficiando, em primeiro lugar, as famílias criciumenses. Centros comerciais são sempre bem-vindos. Criciúma que o diga.