Buscando tornar suas ações de ESG (Environmental, Social and Governance) cada vez mais conhecidas pelo público e assim contribuir para o comprometimento e engajamento da sociedade e do mercado com o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis, o Shopping Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, acaba de lançar a 2ª edição da Revista SV Sustentabilidade. A publicação reúne os principais indicadores sustentáveis realizados pelo empreendimento ao longo de 2023.
Na área ambiental, destaque para automatização das torneiras, que permitiu uma redução significativa do consumo de água no Shopping Vitória, resultando na economia de 94.200 litros de água mensal. A revista também detalha a redução de 24% no consumo de papel em relação a 2022. Em sete anos, o Shopping Vitória reduziu em cerca de 60% o total anual de impressões em papel (quase 1 milhão de folhas). Essa economia mantém preservada o equivalente a 110 árvores desde 2017.
Destaque, ainda, para o bebedouro inteligente que reduz o consumo de itens plásticos descartáveis. Basta o usuário posicionar seu recipiente reutilizável no lugar indicado para que a água seja despejada no tempo definido, evitando desperdícios. Em 2023, foram servidos 96.222 litros de água e poupadas 192.443 garrafas plásticas.
Na área de eficiência energética, o Shopping Vitória é adepto ao mercado livre de energia: 50% da energia consumida é proveniente de fontes limpas, derivada de matrizes hídrica, pequenas centrais hidrelétricas, eólica, solar e biomassa.
As ações sociais ganharam ainda mais força em 2023. Entre os projetos recorde de doação está a “A Loja Vazia”, com aumento de 56% no volume de captação de roupas em relação a 2022. O empreendimento também investiu na qualificação profissional e desenvolvimento humano dos colaboradores, promovendo 4 mil horas de treinamento. O selo GPTW, dado às melhores empresas para se trabalhar, foi renovado pela sexta vez consecutiva.
Contendo 50 páginas no total, a revista menciona, ainda, os investimentos em gestão e transparência, com avanços na criação do Programa de Compliance e do Código de Conduta para fornecedores e as ações de segurança digital e proteção de dados.
“Nosso diferencial, talvez o mais precioso, reside na capacidade de entender o que a comunidade espera de nós e de atuar coletivamente para tornar essas expectativas realidade. Esse empenho conjunto não só reforça nosso relacionamento com o público, mas também fortalece nossa Licença Social. Para o Shopping Vitória, a agenda ESG é um propósito genuíno”, afirma Raphael Brotto, diretor-geral do Shopping Vitória.
A íntegra da Revista SV Sustentabilidade está disponível no site https://shoppingvitoria.com.br/revista.php. Uma página especial, com resumo dos indicadores nos três pilares de ESG e a versão completa da publicação.