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Principal referência ESG no setor, Aliansce Sonae + brMalls divulga nova edição do seu Relatório de Sustentabilidade

Mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina, a Aliansce Sonae + brMalls acaba de divulgar ao mercado o seu Relatório de Sustentabilidade referente a 2022, ano em que se comprometeu com metas ESG até 2030. O período foi decisivo para consolidar a companhia como principal liderança na agenda ESG no seu setor de atuação. Entendendo-se como uma ferramenta catalisadora com enorme potencial para conscientizar e fomentar mudanças de hábitos para o setor e a sociedade, o grupo investiu esforços e recursos para desenvolver iniciativas de médio e longo prazo, alcançando um avanço concreto nos seus pilares ESG. O objetivo é impactar de forma positiva toda a cadeia – clientes, colaboradores, lojistas, fornecedores, acionistas e a sociedade como um todo.

Os resultados se materializam em conquistas importantes como a inclusão da empresa na 18ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Trata-se de um dos reconhecimentos mais relevantes para empresas brasileiras de capital aberto pelo comprometimento com as boas práticas da sustentabilidade corporativa. “Estamos extremamente orgulhosos por esse marco e temos a convicção de que esse é apenas o começo de uma jornada em sustentabilidade cada vez mais atuante e responsável”, afirma a diretora jurídica Paula Fonseca, que coordena o Comitê ESG da companhia e participou da COP27.

Resultados alcançados em 2022

Entre os pilares de trabalho, no aspecto ambiental, a companhia se dedica à eficiência energética e uso consciente dos recursos naturais. Atualmente, 82,6% dos shoppings da rede adquirem energia através de fontes renováveis (eólica, hidrelétrica ou solar) no Mercado Livre de Energia. Todos os ativos possuem equipamentos ecoeficientes que reduzem o consumo de água, como torneiras com temporizador de fechamento, mictórios ecológicos e válvulas de redução de vazão nas descargas sanitárias. Além disso, 100% dos empreendimentos têm controle total sobre o consumo de água. Já a porcentagem de reciclagem de resíduos gerados nos shoppings é de 63%.

No que compete à gestão das mudanças climáticas, elevamos nosso desempenho no questionário da organização Carbon Disclosure Project (CDP) – responsável por mobilizar e acelerar ações colaborativas em prol de um desenvolvimento mais sustentável, a classificação da empresa foi para B-, em comparação ao C de 2021. A nova pontuação indica evidências da gestão positiva sobre seus impactos ambientais, com projetos e ações bem definidos de combate e adaptação às mudanças climáticas. O inventário de gases de efeito estufa (GEE) da companhia recebeu, pela primeira vez, em 2022, o selo ouro de reconhecimento junto ao GHG Protocol. Entre os compromissos firmados, está o de neutralizar as emissões diretas e indiretas de carbono até 2040, nos escopos 1 e 2.

Com o propósito “gente em primeiro lugar”, foram colocadas em prática ações para promover a diversidade e inclusão, enfatizando a igualdade de gênero no ambiente corporativo, desenvolver os talentos dos times e qualificar lideranças. O reconhecimento de eficiência dessas iniciativas veio a partir da inclusão da empresa no Bloomberg Gender-Equality Index 2023. O índice acompanha e destaca o desempenho de companhias comprometidas com a transparência de dados voltados à igualdade de gênero (Disclosure Score), pontuando-as também nas categorias de excelência (Data Excellence Score); paridade salarial entre homens e mulheres, cultura inclusiva, políticas antiassédio sexual e externalidade da marca.

A companhia possuía ao final de 2022, 2.240 colaboradores, sendo 58% homens e 42% mulheres e gera, ainda, 101.094 empregos indiretos. Em parceria com o MOVER (Movimento pela Equidade Racial), assumiu o compromisso de possuir 44% de líderes negros até 2030.

Do ponto de vista social, 745 mil pessoas foram beneficiadas pelos 3.277 projetos apoiados ou realizados pelos diversos shoppings da companhia, que alcançou o marco de mais de mil campanhas de conscientização em 2022. As ações de arrecadação realizadas ao longo do ano impactaram 1.319 instituições que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. O impacto social considera as esferas de cultura, esporte, educação, bem-estar e meio ambiente. Entre os destaques está o projeto Leitura Para Todos, focado no incentivo à leitura e que já doou mais de 500 mil livros para crianças atendidas por instituições sociais. As parcerias com o Instituto da Criança e com o Instituto Reação, que fornecerá em 2023 mais de 200 bolsas de estudo, também são ações relevantes para a empresa.

Ainda em 2022, a Aliansce Sonae + brMalls passou a integrar a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo, o Pacto Global, desenvolvido pela ONU, e tornou-se a primeira empresa da indústria a firmar compromissos para os próximos anos, que traduzem seus ativos em quatro hubs, considerando, inclusive, o desenvolvimento social e sustentável das regiões do entorno dos seus empreendimentos. São eles: Hub de Diversidade e Inclusão, Hub de Bem-Estar e Desenvolvimento HumanoHub de Conservação Ambiental e Hub de Comunidades e Hábitos Sustentáveis.

Entre as metas estão alcançar 50% de participação de mulheres nos cargos de liderança, promovendo o engajamento de toda a cadeia de valor; 100% dos empreendimentos com certificação de acessibilidade. No pilar ambiental, alcançar 100% de energia elétrica renovável até 2030, atingindo a neutralidade de carbono até 2040 e investindo constantemente em eficiência energética; alcançar a reciclagem de 65% dos resíduos recicláveis e a compostagem de 100% dos resíduos orgânicos; e reduzir a intensidade de água em 5%, alcançando 100% dos shoppings com reuso de água.

Pós-fusão, das sinergias entre as duas empresas, nasce uma gigante que está comprometida com o desenvolvimento de soluções que vão contribuir com a evolução de todo o mercado e com uma mudança significativa da experiência dos consumidores e sua relação com os shoppings.

“Essa junção nos leva a um novo patamar de crescimento e transformação nos setores de varejo e shopping centers, permitindo amplo potencial de sinergia, eficiência e otimização de custos. Além do mais, garante a permanência da geração de valor aos nossos stakeholders, com a melhor experiência ao consumidor e oportunidades de negócio aos lojistas. Adicionalmente, a fusão ampliará a nossa capacidade de apoiar o desenvolvimento das comunidades no entorno dos empreendimentos a partir do ganho de escala dos projetos sociais”, diz Rafael Sales, CEO da nova companhia.

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