Com a instalação de um poço artesiano e uma estação de tratamento para reuso da água, o shopping reduziu em 28% seu consumo nos últimos 12 meses.
Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, a data foi criada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento para conscientizar a população sobre a importância do uso racional deste recurso cada vez mais escasso no planeta.
No Iguatemi Esplanada, shopping localizado na divisa entre as cidades de Sorocaba e Votorantim (SP), a data é motivo de comemoração. Quando assumiu a operação do empreendimento, em 2012, a Iguatemi implantou um sistema inovador para captação, reuso e tratamento de água para atender um dos pilares da companhia, a sustentabilidade.
Com o sistema, o Iguatemi Esplanada tem seu consumo da seguinte forma: 72% da água consumida vinda do abastecimento da concessionária, 7% e um poço artesiano e 21% de água de reuso.
Uso consciente
Com a expansão do shopping, entregue no final de 2013, o Iguatemi Esplanada passou a contar com uma infraestrutura voltada ao uso consciente da água. São desde medidas simples às mais complexas, como a construção de um poço artesiano e instalação de uma ETER – Estação de Tratamento de Efluentes Industrial para Reuso, que reduz em 50% o despejo de dejetos não tratados na rede de esgoto.
O projeto para uso consciente da água incluiu a substituição das bacias sanitárias para modelos com 6 litros por fluxo, o uso de redutor de vazão em bacias sanitárias, diminuindo em 30% cada descarga e a utilização de arejadores nas torneiras de lavatórios, reduzindo o consumo de 6 l/m para 1,8 l/m.
Além disso, o Iguatemi Esplanada conta com um sistema de captação de água da chuva. Toda água de chuva que cai no telhado do empreendimento é captada e armazenada em quatro reservatórios de água com capacidade total de 2.000 m³. A água captada é filtrada e utilizada na irrigação de jardins, paisagismo e bacias sanitárias. A quantidade de água varia conforme volume das chuvas, mas corresponde à 64% de produção própria de água do shopping.
Indicadores
Além da infraestrutura, o shopping conta, através de seu Departamento de Operações, um sistema que faz a gestão de todos os indicadores de consumo com avaliação mensal de desempenho, a medição nos principais pontos de consumo, regulagem frequente de torneiras, válvulas de descarga e aspersores de irrigação, reparos de vazamento imediatos. O Departamento também faz um trabalho de conscientização com todos os colaboradores para que o processo seja cada vez mais eficiente.
Segundo Ana Carolina Gonçalves, gerente geral do Iguatemi Esplanada, os números impressionam e representam o comprometimento do empreendimento com políticas de uso racional da água “Hoje o Iguatemi Esplanada gera 28% da água que consome em suas áreas comuns e deixa de despejar 50% da água consumida em forma de esgoto para tratamento na concessionária. Além disso, aderimos à campanha do SAAE de Sorocaba para redução no consumo de água através de nossos canais de comunicação. Temos ainda um trabalho contínuo de conscientização sobre o uso racional da água não apenas entre nossos colaboradores, mas também entre lojistas, suas equipes e clientes, mostrando nosso comprometimento com o meio ambiente.”
Sobre o Iguatemi Esplanada
Fruto da união da história que o shopping Esplanada construiu na região de Sorocaba com a expertise e qualidade da marca Iguatemi, o Iguatemi Esplanada é um dos maiores complexos de uso misto do interior de São Paulo, unindo o shopping, uma torre comercial e uma residencial ainda em construção. O empreendimento tem um mix completo com 390 lojas, 40 operações de alimentação, sendo 10 restaurantes. O shopping também possui 10 salas de cinema da Cinépolis, das quais 3 são salas VIP, além de um estacionamento com 4.200 vagas, sendo 2.000 delas cobertas e uma vaga elétrica. Mais do que isso, o Iguatemi Esplanada oferece serviços exclusivos, como o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal, e tem como missão proporcionar experiências únicas para seus clientes. Com a expansão em 2013, o Iguatemi Esplanada passou a contar com uma área bruta locável (ABL) de 63.890 m². A ala já existente, denominada Ala Norte, possui 23.890 mil m² de ABL e a Ala Sul, com 40 mil m² de ABL.