espaço do

ASSOCIADO

NIAD Shopping Centers divulga Balanço Sustentável 2024 com aumento de 22% na reciclagem do projeto Lixo Zero

Relatório revela que mais de 2.600 toneladas de resíduos produzidos nos empreendimentos deixaram de ser enviados para aterros sanitários em 2024, evitando a liberação de mais de 709 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Quanto lixo você imagina que um shopping center produza por ano? Muito, não é? No caso dos empreendimentos administrados pela NIAD, são milhares de toneladas anuais que, se não fossem corretamente tratadas, contribuiriam cada vez mais para o desequilíbrio ambiental que vive nosso planeta. Os centros comerciais são verdadeiras cidades e, como tal, vivem o desafio global de cuidar dos resíduos que produzem. A boa notícia é que a companhia conta com projetos sustentáveis que, em alguns shoppings, conseguem alcançar a marca de 100% da destinação correta dos resíduos por meio de reciclagem, compostagem e coprocessamento. Projetos que podem ser considerados modelos para o setor e para a sociedade como um todo.

De acordo com o Balanço Sustentável 2024, divulgado recentemente, as iniciativas sustentáveis realizadas nos shoppings NIAD evitaram o envio de 2.626.577 kg de resíduos para aterros sanitários, prevenindo a liberação de mais de 709 mil toneladas de CO2 na atmosfera, 22% a mais do que o obtido no ano anterior. Em 2025, a meta é avançar ainda mais na gestão inteligente dos resíduos, diminuindo ao máximo o envio desses materiais para aterros sanitários, além de implementar o projeto Lixo Zero nos novos ativos do portfólio e ampliar o engajamento de lojistas e consumidores na cultura sustentável.

Os números refletem o compromisso da NIAD em adotar práticas sustentáveis em todas as etapas da gestão. Para Ulisses Silva, Diretor de Operações da companhia, os empreendimentos desempenham um papel transformador, social e de educação ambiental que impacta diretamente no ecossistema do entorno de cada shopping, além de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. “Todos nós temos que cuidar do nosso lixo. Seja em casa, no local de trabalho ou multiplicando as boas práticas. As ações desenvolvidas pelos shoppings servem como estímulos para os consumidores aplicarem esses hábitos em casa“, reflete.

A NIAD também utiliza a capilaridade dos empreendimentos, localizados em quatro estados do país, além do Distrito Federal, para atuarem como multiplicadores de boas práticas, promovendo campanhas socioambientais que envolvam os clientes. Entre as ações, está a promoção de campanhas de conscientização e de arrecadação de donativos, como roupas, livros, brinquedos, alimentos não perecíveis, material escolar e produtos de higiene e limpeza.

Para incentivar o descarte responsável, os shoppings contam ainda com Ecopontos para descarte de resíduos, como óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas e baterias, e até tampinhas e lacres. O dinheiro obtido com a venda das tampinhas, por exemplo, é revertido para a compra de cadeiras de rodas para pessoas em vulnerabilidade social e para instituições que amparam animais abandonados.

NÚMEROS: Traduzindo em números, em 2024 as ações sustentáveis realizadas nos shoppings NIAD evitaram o envio de 2.626.577 kg de resíduos para aterros sanitários, prevenindo a liberação de mais de 709 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Mais de 1,1 mil toneladas de materiais orgânicos foram destinadas para compostagem, quantidade equivalente ao peso de 1.417 carros populares. O óleo utilizado por operações de alimentação também foi reciclado. Foram mais de 81 mil kg de óleo descartados corretamente, evitando a contaminação de mais de 88 bilhões de litros de água.

Juntos, os shoppings enviaram para a reciclagem mais de 611 mil kg de papel e papelão, o que corresponde ao uso de madeira proveniente de 12.230 árvores na indústria do papel, evitando o desmatamento de uma área equivalente a 24 campos de futebol. Além disso, a reciclagem de plástico resultou em uma economia de energia suficiente para carregar quase 65 milhões de baterias de celulares. A economia de água gerada pela reciclagem de papel e papelão seria suficiente para encher 32 piscinas olímpicas. Por fim, mais de 54 mil kg de vidro foram reciclados, o que evitou a extração de mais de 70 mil kg de areia.

SOBRE A NIAD: Administradora de shoppings centers que oferece soluções precisas e inovadoras de gestão para aumentar a rentabilidade de investidores e lojistas. Trabalha todas as áreas do negócio: Planejamento, Desenvolvimento, Gestão, Comercialização e Marketing, e tem em seu DNA o compromisso de guiar os empreendimentos administrados em questões socioambientais, de diversidade e inclusão. Presente em quatro estados (RJ, ES, PR e GO) e no Distrito Federal, conta com um portfólio que atende diversos perfis de lojistas e consumidores. Estão sob a gestão da NIAD: Boulevard Shopping Brasília (DF); Boulevard Shopping Londrina (PR); Boulevard Shopping Vila Velha (ES); Shopping Bougainville (GO); São Gonçalo Shopping, Shopping Pátio Alcântara, Santa Cruz Shopping e Shopping Jardim Guadalupe (RJ).

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO