Em um cenário de constantes mudanças legais e regulatórias, a pergunta que não quer calar é: como os Shopping Centers podem garantir sua segurança e prosperidade? A resposta está na implantação de um sistema robusto e eficiente que auxilie na rotina jurídica. Esse suporte especializado não apenas assegura a conformidade com as legislações vigentes, mas também minimiza riscos e protege investimentos valiosos. Com a crescente complexidade do ambiente comercial, a presença de uma equipe jurídica qualificada se torna essencial para lidar com contratos, relações trabalhistas e litígios. Neste texto, vamos explorar como o módulo de assessoria jurídica do Grupo EASE é indispensável para facilitar o dia a dia da gestão do Shopping.
Qual o objetivo da assessoria jurídica em Shopping Center?
De forma simples e prática, a assessoria jurídica tem caráter preventivo e busca garantir segurança jurídica em todas as relações que o Shopping exerce com terceiros por meio de sua administração.
Na maioria das vezes em que se fala em modo jurídico, as pessoas se assustam e pensam em processos judiciais. Esse pensamento é lógico, pois subentende-se que alguém só escolhe mover um processo judicial quando não há outra solução aparente para o problema que surgiu.
Apesar disso, a atuação da assessoria é mais ampla. Um módulo sistemático que auxilia nessa área trabalha com uma série de ferramentas que busca proteger os interesses comerciais e mitigar riscos. Além disso, ajuda a manter a segurança jurídica das operações, promovendo um ambiente favorável ao crescimento e à estabilidade do negócio.
Benefícios do módulo de assessoria jurídica
Em um ambiente de negócios cada vez mais complexo, os gestores de Shopping Centers enfrentam uma série de desafios legais e operacionais. Desde a redução de riscos e a proteção de ativos até o suporte na tomada de decisões informadas. A assessoria jurídica empodera os gestores a atuarem com confiança e eficiência. O módulo de assessoria jurídica do Grupo EASE surge como uma ferramenta estratégica indispensável, oferecendo uma gama de benefícios que vão além da simples conformidade legal. Veja como ele atua:
Informatização do departamento jurídico
É notável o número de empresas que renunciam à informatização em detrimento de métodos antigos. No entanto, a falta de automatização de processos nessa área é um dos principais fatores que leva à desorganização, imprecisão e, em muitos casos, o prejuízo.
Informatizar o departamento significa estruturá-lo e administrar minuciosamente seus processos de modo otimizado. De forma prática, um módulo nesse sentido deve prover a capacidade de digitalização de todo conteúdo processual, assim como a boa organização dos dados no sistema. A aplicação de filtros poderá reduzir boa parte dos esforços para a localização de dados. Agenda de compromissos, relatórios, gráficos e cadastro de clientes e advogados possibilitarão uma assessoria mais detalhada em todas as fases do trabalho.
Estruturação mais assertiva
O sistema precisa e pode ser um dos grandes aliados do gestor na melhoria da administração da documentação de cada processo jurídico, beneficiando a organização e hierarquização das informações. Deste modo, o gestor se preocupa em menores proporções, otimiza o tempo na localização de dados e garante a segurança quanto à existência deles.
Também é interessante que o sistema permita a criação de listas com todos os Foros do Brasil (Judiciais e Administrativos), aperfeiçoando o fluxo de trabalho. Observe se essas listas podem ser inseridas conforme as necessidades e demandas da área jurídica da empresa.
Gestão de relacionamento
Uma das vertentes mais interessantes de um módulo de assessoria que um ERP pode oferecer é a habilidade sistêmica para desenvolver a estrutura de dados necessária para alimentar a visão do gestor.
O profissional que administra um Shopping Center não precisa acompanhar todos os processos jurídicos um a um, mas é importante que tenha uma visão macro de tudo que envolve esse departamento. Deste modo, contar com um módulo de assessoria jurídica em seu sistema fará toda diferença;
Nesse âmbito, é interessante que o software possa oferecer um suporte para o relacionamento entre as partes que contribuem para o bom funcionamento do negócio. A integração entre responsabilidades, prazos e informações vai fomentar a confiança entre os funcionários na operação, influenciando na boa performance do trabalho.
Para o gestor, a assessoria jurídica deve funcionar como um verdadeiro meio para o acompanhamento dessas questões de forma transparente e prática. Como consequência, até o cliente notará diferença no trato, graças à assertividade na resolução de suas reclamações.
Autonomia e controle para além da monitoria
A autonomia para acompanhar o departamento jurídico de modo rápido e atualizado é mais uma das principais vantagens. Não basta apenas ter uma visão ampla do que está acontecendo, mas sim, exercer o controle.
Os gestores de Shopping Centers precisam lidar com muitas atividades paralelas e, se não puder garantir o controle dos processos que envolvem o judicial, pode estar correndo perigo.
Isso acontece porque muitas das vulnerabilidades do empreendimento podem estar ligadas ao setor jurídico. Caso não haja controle nessa área, a empresa tende a ficar exposta a uma série de prejuízos que vão desde a força da marca até questões financeiras.
É por isso que um módulo de assessoria jurídica não pode apenas oferecer uma ampla possibilidade para cadastro dos processos. Isso não é suficiente. O que interessa ao gestor é a capacidade de organização dos dados em pastas oficiais, bem como a configuração dos detalhes da documentação. Quanto mais especificidades puderem ser imputadas sobre os processos, melhor será para todas as partes envolvidas.
Panoramas gerais e relatórios
Nada tira a importância de ter uma visão geral das atividades de forma rápida e completa. Aliás, essa característica do sistema fornece a base necessária para que haja controle, cobrança e intersecção entre as partes interessadas.
Um bom sistema permite o acompanhamento do tempo de duração dos processos de forma clara e organizada, bem como a comparação da duração de cada um. Visualizar um demonstrativo dos contratos ativos e encerrados também é tão importante quanto a possibilidade de relação entre os processos. Assim, o gestor pode enxergar quais as prioridades do momento, quais são os riscos e êxitos, sem falar de dados importantes para além do andamento, como o valor da causa e garantias.
O módulo de assessoria jurídica do Grupo EASE enquadra todos os benefícios citados acima. Além disso, a implantação é mais rápida e eficiente do que a maioria dos clientes imagina, garantindo que a sua gestão seja rápida e sem prejuízos para a operação.
Uma estratégia essencial para o sucesso sustentável dos Shopping Centers
A adoção de um módulo de assessoria jurídica nos Shopping Centers é um passo decisivo para otimizar a gestão e garantir a segurança operacional. A informatização do departamento jurídico não só simplifica processos, mas também promove uma estrutura mais eficiente, permitindo que a equipe responda rapidamente a demandas legais. A gestão de relacionamento se fortalece, resultando em colaborações mais produtivas e na construção de uma rede de confiança com parceiros e lojistas.
A autonomia adquirida pelos gestores, juntamente com o controle robusto que esse módulo oferece, possibilita decisões proativas em vez de reativas. Além disso, os panoramas gerais e relatórios gerados proporcionam insights valiosos, que ajudam a identificar tendências e a minimizar riscos. Portanto, investir em um módulo de assessoria jurídica integrada não é apenas uma proteção contra imprevistos, mas também uma estratégia inteligente para impulsionar o sucesso e a sustentabilidade dos Shopping Centers.