Companhia agora faz parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU para mobilizar o empresariado nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção
A Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings do país, agora integra a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em seus negócios, de dez princípios ligados às áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também tem como missão engajar o setor privado nesta nova agenda.
“Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Rafael Sales, CEO da Aliansce Sonae.
Por meio da gestão e do uso sustentável dos recursos naturais, a Aliansce Sonae atua para mitigar os impactos ambientais em suas atividades, buscando a eficiência no consumo de água e de energia, priorizando a redução, o uso de fontes renováveis, e a gestão adequada de resíduos gerados. Em seu portfólio, nove shoppings contam com sistema de gestão certificado de segurança do trabalho, saúde ocupacional e meio ambiente. A Comissão de Sustentabilidade da Aliansce Sonae é formada por cinco diretores executivos, responsáveis pelos assuntos e estratégias ESG (Environmental, Social & Governance) da Companhia.
Investir na educação e colocar o poder difusor dos shoppings à disposição do bem-estar da população é um compromisso social da Aliansce Sonae para transformar a realidade das comunidades onde atua. Os investimentos sociais são direcionados a três áreas temáticas fundamentais para o desenvolvimento e a valorização dessas comunidades: cultura, esporte e educação. Os shoppings da companhia realizam projetos locais e campanhas de doação por todo o Brasil, para arrecadar materiais diversos em prol das populações vulneráveis.
A Aliansce Sonae é engajada na promoção da equidade de gênero e caminha para uma inclusão feminina cada vez maior, do topo da pirâmide à base: 45% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, índice bem superior ao setor do varejo, cuja média é de 24%, segundo estudo da Korn Ferry. Atua, também, em prol da igualdade racial, em parceria com outras gigantes do mercado nacional, no projeto Mover.
Ao integrar o Pacto Global, a Aliansce Sonae se compromete a reportar, anualmente, o progresso do grupo em relação aos dez princípios por meio de uma Comunicação do Progresso (COP). Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 160 países.
No Brasil, o pacto foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.
Os dez princípios a serem adotados são divididos em quatro eixos:
Direitos Humanos
1) As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente
2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos
Trabalho
3) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva
4) A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório
5) A abolição efetiva do trabalho infantil
6) Eliminar a discriminação no emprego
Meio Ambiente
7) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais
8) Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental
9 Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis
Anticorrupção
10) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina