Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

03/03/2015



UBERLÂNDIA SHOPPING DISPONIBILIZA NOVO ECOPONTO PARA CLIENTES


O Uberlândia Shopping recebe anualmente quase seis milhões de visitas e mais do que nunca é primordial ter políticas e sistemas de gestão voltados para a segurança do trabalho e preservação do meio ambiente. Dentro do centro de compras é fácil encontrar lixeiras de reciclagem com sacos de lixo coloridas para o descarte de materiais. A novidade é que a partir de fevereiro o Uberlândia Shopping contará também com um Ecoponto na área externa do empreendimento, ao lado do bicicletário, com o intuito de oferecer uma melhor estrutura de coleta e ampliar o recebimento de resíduos gerados e que sem destinação correta podem prejudicar a natureza. O brasileiro gera, em média, um quilo de lixo por dia. Entre eles estão lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias que são tóxicos e não podem ir para o lixo comum.
 
O Ecoponto faz parte da política ambiental do Uberlândia Shopping - que leva a sério a responsabilidade sócio-ambiental e que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável. Com a instalação do Ecoponto, será possível aumentar a proporção de reciclagem e reutilização do lixo, e obter uma taxa de reciclagem maior no centro de compras, reduzindo a proporção de resíduos que é encaminhado ao aterro sanitário.
 
Segundo o superintendente do Uberlândia Shopping, Guilherme Marini, todo resíduo terá uma destinação específica. “Os recicláveis (plástico, papel, metal e vidro) serão enviados para a reciclagem, os orgânicos (restos de comida) vão para a compostagem, os não-recicláveis (recicláveis sujos, fitas adesivas, etc.), bem como as pilhas, baterias e os resíduos dos coletores da Terracycle serão enviados para São Paulo e reciclados”, explicou o gestor.
 
Ações com lojistas
 
A coleta dos resíduos é feita nas lojas do shopping desde a inauguração. Na área ambiental, o centro de compras conta com uma unidade para separação e compactação do lixo reciclável, administrada por uma empresa terceirizada. Para facilitar e ter um trabalho de qualidade, o shopping possui uma compactadora e uma prensa para que os resíduos sejam destinados após serem processados. Com o maquinário específico, há uma redução do volume, que demanda menos viagens de caminhão para transporte aos locais adequados de descarte.
  
Além disso, lojistas e suas equipes, os profissionais da limpeza, da separação de resíduos e da administração se comunicam por meio do WhatsApp para melhorar a comunicação e se manterem atualizados sobre os assuntos referente a resíduos.
 
 
Ecoponto
·         Local: ao lado do bicicletário
·         De Segunda à Domingo conforme horário de funcionamento do shopping