Imprensa / Notícias do Setor / Espaço do Associado

06/02/2017



EXPOSIÇÃO PASSEIA PELA CULTURA MAYA EM MAIS DE 140 PEÇAS ARQUEOLÓGICAS


 

 

Vasos, pratos e máscaras em cerâmica, pinturas sobre penas de aves regionais, estatuetas e variadas peças arqueológicas podem ser vistas na exposição Rota Maya, no Salvador Shopping (Piso L1). A exposição que já passou por diversos estados do Brasil conta com mais de 140 peças, entre réplicas de valor inestimável e originais. Promovida pela Câmara de Comércio El Salvador – Brasil, a mostra será inaugurada nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, e ficará aberta ao público durante o horário de funcionamento do shopping até o dia 5 de março.

 

A exposição tem caráter itinerante e de contínuo crescimento, na medida em que incorpora ao seu acervo peças diferentes e conteúdos renovados. Sendo assim, cada exposição se transforma numa nova experiência em torno da cultura milenar Maya. Além das peças, a mostra destaca a presença do milho, considerado alimento sagrado; o cacau, do qual se extrai a bebida divina da realeza; e o jade, que foi o primeiro minério para confecção de peças de alto valor, sendo explorado em Guatemala para presentear altas autoridades. Compõem também a exposição alguns textos, fotografias e estandartes com a finalidade de inserir o visitante na rica cultura maia.

 

HISTÓRIA – A cultura Maya floresceu há 4.600 anos, quando tribos nômades agruparam-se e se estabeleceram em terras hoje situadas no México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador. Sabe-se que a civilização Maya dominava conhecimentos complexos vistos a partir de sua arquitetura monumental, sistema numérico com base em sequência vigesimal, calendários precisos, inclusive calendário solar de 365 dias que permitia precisar data passada ou futura em espaços de milhares de anos.

 

Além desses, é notável o desenvolvimento a partir dos conhecimentos astronômicos que permitiam definir ciclos estelares regulares com uma cosmovisão integradora de espaço e tempo. Muitos outros aspectos da civilização Maya, estendida pela América Central de diferentes formas ao longo dos séculos em que existiu, ainda despertam divergências entre arqueólogos e historiadores. O avanço dessas ciências poderá resultar em novas descobertas deste legado que continua encantando milhões de pessoas mundo afora.

 

SERVIÇO

Exposição Rota Maya

Onde: Salvador Shopping (Piso L1)

Período: de 6 de fevereiro a 5 de março (segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h)

Entrada: gratuita

 

 

Daniela Castro

Relações Institucionais

Tel.:  +55 71 3417-6079

Cel.: +55 71 98205-1445