Imprensa / Notícias do Setor / Notícias do setor

24/01/2017



RECARREGUE SEU CARRO ELÉTRICO NO SHOPPING




Parcerias têm dado origem a estações de recarga de carro elétrico nos malls

 

Por Ticiana Werneck

 

No Brasil, são apenas 2,5 mil carros elétricos dentro de uma frota de 50 milhões de automóveis, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas este número deve aumentar. No mundo todo, a busca por opções de transporte mais sustentáveis é latente. Não fosse só isso, a redução de impostos para veículos elétricos, anunciada pelo governo brasileiro, funcionará como um estímulo a mais para o aumento das vendas. Na cidade de São Paulo, especificamente, tais modelos, estão isentos do rodízio – outro incentivo.

Nesse cenário, os shoppings chamam atenção como pontos de recarga para carros elétricos e híbridos (combina motor à combustível e motor elétrico).

A estação do Shopping Pátio Paulista funciona desde julho de 2014. “Foi uma iniciativa tomada em comemoração à Virada Sustentável daquele ano, em que a Schneider Eletric doou a estação para a população, tendo o Shopping Pátio Paulista como parceiro, que cedeu o espaço”, lembra a gerente de marketing do Cláudia Lima.

Desde então a estação está localizada no piso G3 do estacionamento do shopping e pode carregar dois carros simultaneamente - a carga completa dura 1h30. Não há nenhum funcionário dedicado exclusivamente à estação, já que o equipamento é de fácil utilização, explica Cláudia, e a gestão é feita pela operadora do estacionamento.

O serviço, gratuito, possui baixa adesão. Na cidade de São Paulo, segundo a prefeitura, circulam apenas 387 carros elétricos e híbridos – já no estado, são mais 723.

“Entendemos que os shoppings são um espaço onde as pessoas podem resolver todas as suas necessidades do dia a dia. E esse é nosso propósito, conseguir antecipar necessidades, em especial com um serviço que traz tantos benefícios ao meio ambiente”, comenta Cláudia.

São um milhão de carros elétricos no mundo, segundo a International Energy Agency (IEA) – quando fala-se em carros híbridos, este número é bem maior. “Apesar do mercado ainda ser tímido, todo ano vemos o lançamento de novos modelos de carros elétricos e é importante já termos uma estrutura para atendê-los”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Schneider Electric, Fernando Figueiredo.

Estes automóveis são mais sustentáveis, sendo apontados como uma solução para eficiência energética do futuro. As cidades são responsáveis por 75% do consumo de energia e 80% das emissões de CO2. Os carros elétricos podem reduzir o dióxido de carbono dissipado na atmosfera já que a emissão não ocorre. “Além disso, eles são mais econômicos ao exigirem menos manutenção que um carro de motor à combustão. Com uma recarga, o veículo pode percorrer até 180km”, completa Figueiredo.

Atualmente, o único modelo de carro elétrico comercializado no Brasil é da BMW a um custo de cerca de R$ 200 mil. Entre os híbridos há modelos das marcas Ford, Toyota, Lexus e BMW, todos acima de R$100 mil.

E é justamente a BMW Group Brasil que comanda a maior parceria para a instalação e manutenção de estações de recarga em shopping centers. Em 2015, ela firmou com a Multiplan, parceria para oferecer pontos de recarga gratuita para automóveis elétricos e híbridos da marca BMW nos estacionamentos dos shopping centers da rede - são no total dez estações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Em outubro de 2016, outra parceria, desta vez com a rede Iguatemi, ampliou o número de pontos de recarga. Sete empreendimentos da rede contam com o BMW i Wallbox, dispositivo exclusivo para carregamento rápido dos veículos BMW: JK Iguatemi, Iguatemi São Paulo, Market Place, Iguatemi Alphaville, Pátio Higienópolis, em São Paulo, além dos shoppings Iguatemi Campinas (SP) e Iguatemi Brasília (DF).

“No Brasil, o BMW Group Brasil é a empresa automotiva que mais investe na operação de veículos elétricos e híbridos como alternativa sustentável para a mobilidade urbana. A parceria com a rede Iguatemi oferece facilidades para os clientes da marca, que contarão com mais pontos estratégicos para recarga em agradáveis opções de passeio na cidade de São Paulo”, explica Nina Dragone, diretora de Marketing da BMW do Brasil.

A cidade de São Paulo tem, ainda, desde março de 2016, uma estação de recarga de carro elétrico movida a energia solar, gratuita, no bairro do Paraíso, iniciativa da empresa Neosolar Energia, em parceira com a AZ Energy e Schneider Electric.