Uma das datas mais importantes do calendário varejista está chegando. Com a proximidade do Natal, além de reforçar as estratégias de venda, é fundamental que o setor volte suas atenções também para as perdas, especialmente os furtos e a quebra de estoque, que geram impacto financeiro significativo nesta época do ano.
Em 2023, as perdas no varejo brasileiro somaram R$ 35 bilhões, segundo levantamento da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). Somente os furtos foram responsáveis por 31,7% desse montante, o equivalente a R$ 11 bilhões.
De acordo com uma pesquisa global da Zebra, 82% dos varejistas reconhecem que minimizar furtos e a quebra de estoque é um desafio crítico, enquanto que 86% dizem que a previsão de demanda é fundamental para sua organização.
Nesse contexto, é o momento de os varejistas repensarem suas táticas para superar esse obstáculo. Para combater a quebra é fundamental ampliar a abordagem com foco nas soluções de prevenção, reconhecendo que tal barreira exige um conjunto diversificado de ferramentas, adaptadas às especificidades de cada negócio.
Embora muitos varejistas estejam implementando sistemas conectados para conter a quebra de estoque, poucos conseguem explorar todo o seu potencial. Sistemas de análise que já são utilizados durante o ano todo para otimizar suas operações podem guiá-los nesse processo.
Programas de etiquetagem de identificação por radiofrequência (RFID) fornecem informações de inventário incrivelmente precisas. Esses dados não só ajudam a controlar o inventário, como também podem fornecer insights preditivos sobre o comportamento dos compradores, permitindo ajustes estratégicos.
A visão por computador, tecnologia que utiliza Inteligência Artificial para analisar fluxos de vídeo em tempo real, além de proporcionar vigilância adicional na área de vendas, identificando atividades suspeitas, também pode ser utilizada para avaliar os dados demográficos e o humor e disposição dos clientes.
Antenas antifurto, sistemas tradicionais de vigilância eletrônica que emitem alarmes quando os artigos saem da loja com etiquetas de segurança, podem identificar e acompanhar os produtos etiquetados com RFID, proporcionando uma compreensão mais clara do roubo em massa e ajudando a evitar perdas.
Com a projeção do impacto global dos furtos em lojas superar os números registrados no ano passado, é crucial que os varejistas avaliem suas estratégias de prevenção antes da alta temporada de compras. Com as tecnologias atualmente à disposição, é possível obter recomendações valiosas para soluções baseadas no desempenho. Tirar o máximo proveito dessas ferramentas permite desenvolver programas personalizados que aumentam a dissuasão, reforçam a segurança e reduzem as perdas neste período crítico.
* Carlos Eudardo Santos é diretor de desenvolvimento de negócios da Sensormatic Solutions no Brasil.