A integração de sistemas, de uma maneira geral, diz respeito a conectar um sistema a outro de modo que as informações circulem de forma integrada, automatizada e rápida para que a empresa tenha melhor controle de dados, agilizando os processos de decisão, além da redução de despesas, burocracia e gargalos operacionais.
Com a transformação digital, as empresas tiveram que adquirir sistemas que se adequassem à sua nova realidade, sendo que cada departamento, muitas vezes, possui sistemas diversos para atender a uma demanda específica. Com isso, as informações ficam inseridas dentro de cada área, não havendo um compartilhamento inteligente e prático de dados. Inclusive, esse é um dos desafios enfrentados por muitas empresas para conseguirem integrar seus sistemas. Além disso, outros empecilhos que dificultam a integração são as ferramentas desatualizadas e não saber como, quando e com quem iniciar o processo de integração de sistemas.
Isso resulta na dificuldade das equipes trabalharem juntas de forma eficiente para criar estratégias de crescimento ou mesmo, tomar decisões mais assertivas.
O que é integração de sistemas?
A integração de sistemas é o processo de conectar um sistema a outro para que eles trabalhem juntos com o objetivo de reunir todas as informações existentes em cada departamento em um único lugar. Com isso, os dados circulam de forma integrada, harmônica e acessível reduzindo a complexidade e o tempo gasto nas operações. Além disso, com todas as informações conversando e trafegando sem dificuldade, as equipes ganham produtividade e vantagem competitiva.
Um exemplo muito comum é a integração de dados do ERP com o CRM, isto é, o departamento financeiro recebe os dados da nota fiscal de vendas. Esta informação por sua vez, já aparece no setor de estoque para a baixa do produto e marketing faz estudos para saber quais produtos vendem mais e em qual época, traçando novas estratégias de vendas pelo CRM.
Portanto, ter os sistemas integrados e conversando entre si é muito importante, pois permite que as informações fluam entre os departamentos, gerando troca e melhor entendimento dos dados para que as equipes proponham estratégias que potencializem as vendas e o relacionamento com o cliente, além de melhorar os controles e a produtividade, diminuindo os problemas do dia a dia.
Quais os benefícios da integração de sistemas para seu negócio?
Maior produtividade
Um dos principais benefícios da integração de sistemas é o aumento da produtividade, pois com a automatização dos processos, o tráfego das informações circula mais rapidamente entre os departamentos e os dados que antes eram inseridos manualmente, agora são computados automaticamente, liberando tempo da equipe para cuidar de assuntos estratégicos.
Menos erros
Com os sistemas integrados, as informações não precisam ser inseridas mais de uma vez, reduzindo o erro humano na digitação. Os dados tornam-se cada vez mais qualificados e confiáveis para uma tomada de decisão.
Redução de custos
Além da redução de custos com armazenamento de arquivo, com a automatização dos processos, haverá um ganho na produtividade da equipe que poderá ser alocada para tarefas estratégicas, além disso, o uso da inteligência de dados fará com que as ações se tornem mais efetivas e lucrativas para a empresa.
Foco no core business
Com os sistemas integrados, as informações ficam centralizadas, o que facilita a análise e confiabilidade dos dados para que as equipes possam traçar estratégias mais assertivas e focar no negócio.
Quais são os tipos de integração de sistemas?
Hoje, com a evolução da tecnologia, as soluções de integração são mais flexíveis possibilitando uma comunicação entre os sistemas mais rápida.
Existem alguns tipos de integração que devem ser considerados de acordo com o fluxo de trabalho da empresa:
– API: o processo de integração mais comum é através de API que tem por objetivo conectar os sistemas usando uma linguagem de código comum.
– Integração do sistema legado: a integração do sistema legado permite que a empresa conecte sistemas legados a outros sistemas mais novos. Isso pode ser realizado através:
. Banco de dados: é utilizado um software para a extração dos dados e o compartilhamento é feito de um mesmo banco de dados entre sistemas diferentes.
. Integração Big Data: ele permite a integração de dados de várias fontes e de diferentes formatos.
. Integração com serviços na nuvem: conecta vários aplicativos, sistemas e bancos de dados para serem integrados em serviços na nuvem, permitindo o acesso por vários dispositivos em uma rede ou conectado à internet.
E como saber qual tipo de integração deve ser utilizada na empresa?
O processo de integração de sistemas envolve uma série de fatores que se não forem considerados, podem comprometer a efetividade da integração completa.
Por isso, é muito importante contratar uma empresa especializada que possa fazer o diagnóstico da organização e propor um plano onde todos os aspectos como dados, segurança, complexidade sejam levados em conta para que os objetivos pretendidos sejam alcançados.
Neste processo, a n4link pode ajudar!
A n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.
Possui a abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) que possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Essa integração de recursos promove inovações importantes e reduz consideravelmente, as possibilidades de riscos na comunicação entre sistemas e plataformas. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.
Confira como podemos te ajudar no processo de integração de sistemas.
Fale com nossos consultores. www.n4link.com.br/#contato