Em 2021, o mercado de e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 161 bilhões, 26,9% superior a 2020. A projeção para 2022 é de um crescimento de 9% com cerca de R$ 174 bilhões em faturamento, segundo um estudo realizado pela Neotrust. A pandemia trouxe hábitos que já foram incorporados ao dia a dia das pessoas e as compras on-line é um deles. Em 2022, a expectativa é de um aumento de 8% para transações via Internet.
Sendo assim, é muito importante que você prepare os sistemas da sua loja para serem mais eficientes e trabalharem para lhe dar vantagem competitiva.
Vamos dar 4 dicas para você fazer a integração do seu e-commerce com sucesso.
1) Escolher a plataforma de e-commerce mais adequada ao seu negócio
São muitas plataformas existentes no mercado e cada uma delas tem suas funcionalidades, diferenciais e formas de integração. Aqui a dica é pesquisar a fundo e colocar os prós e contras de cada plataforma de acordo com os objetivos e expectativas do seu negócio. É importante que você escolha a que mais terá afinidade, solucione seus problemas e gere valor para sua empresa.
2) Se você ainda não tem um sistema ERP, adquira-o
O ERP é o software responsável por centralizar todas as informações do seu negócio e otimizar a gestão estratégica de forma inteligente, contribuindo para a melhora dos processos internos.
São muitas as vantagens do ERP:
– Automação dos processos
– Redução de custos
– Menos erros
– Gestão de estoque:
– Planejamento de vendas
– Otimização na emissão de Notas fiscais
– Gestão logística
– Melhor experiência do cliente
– Integração de dados
Para escolher o ERP que vai atender às necessidades da sua empresa, conte com uma consultoria especializada. Ela irá avaliar tecnicamente todos os pontos que deverão ser considerados, inclusive, se ele poderá ser integrado ao seu e-commerce, pois é imprescindível que haja compatibilidade entre os sistemas para que a integração seja feita e funcione da forma esperada.
3) Definir o fluxo das informações entre os sistemas
Esta é uma das partes mais importantes para o sucesso da integração de sistemas entre seu e-commerce e o ERP. Isso porque, as trocas de dados entre a plataforma e o ERP acontecem em diferentes fluxos, sendo assim, a informação de como o fluxo de dados deverá percorrer tem que estar clara.
A compatibilidade entre o ERP e a plataforma deve ser a mais ampla possível para assegurar que não haja erros, nem duplicidade nas informações.
Atente-se também para o processo de ruptura de estoque e preços cadastrados, pois se isso não estiver bem padronizado, a empresa poderá ter prejuízos.
Importante ressaltar que mesmo seguindo todas as dicas, é essencial contar com uma consultoria que irá te ajudar a definir a melhor plataforma de e-commerce e ERP para o tipo e objetivos do seu negócio. Além disso, escolher qual será o sistema de integração que será utilizado é essencial. Procure por aquele que se adequa a qualquer tipo de sistema para não ter problemas posteriores.
Se estiver em dúvida de qual plataforma de integração escolher, conheça a n4link.
A n4link é uma plataforma híbrida de integração SAAS desenvolvida para solucionar qualquer problema ou dificuldade de integrações entre um sistema a outro.
Possui a abordagem Hybrid Integration Platform (HIP) que possibilita a interação contínua de aplicativos locais com a nuvem, mesmo em arquiteturas complexas, de forma segura e ágil, por isso, mais eficiente. Essa integração de recursos promove inovações importantes e reduz consideravelmente, as possibilidades de riscos na comunicação entre sistemas e plataformas. Alinha todo o fornecimento de informações e funções, entre múltiplos dispositivos e em formatos variados, assegurando a prática de um propósito comum: ampla disponibilidade de uma comunicação segura e sem obstáculos.
www.n4link.com.br