espaço do

ASSOCIADO

Teste Integrado: Garantindo a Funcionalidade dos Sistemas de Emergência e Incêndio

O Teste Integrado é um procedimento essencial realizado nas instalações de uma edificação para assegurar a funcionalidade de todos os sistemas de detecção e combate a incêndio, bem como da infraestrutura crítica associada.

Durante o Teste Integrado, executa-se a interrupção do suprimento energético da concessionária, com subsequente análise do desempenho do grupo gerador e de todos os sistemas de emergência por ele alimentados. Adicionalmente, no Teste Integrado, verifica-se a atuação e o desempenho da central de incêndio, incluindo sua resposta ao acionamento de detectores e botoeiras.

No decorrer do Teste Integrado, procede-se à abertura do hidrante considerado mais crítico, aferindo-se as pressões e o desempenho das bombas jockey e principal, comparando-as com as pressões de projeto. A pressão de saída de água do bico do hidrante mais crítico também é mensurada e, em conformidade com o tipo de bico, a vazão é calculada por meio de tabela de conversão e comparada com o projeto enviado para o Corpo de Bombeiros.

Além disso, durante o Teste Integrado, é avaliada a operacionalidade dos monitores do sistema de CFTV, verificando-se a existência de nobreak para garantir a continuidade da alimentação entre a interrupção da energia da concessionária e o início do fornecimento pelo grupo gerador.

O Teste Integrado também contempla a verificação do desempenho dos sistemas de exaustão de fumaça, pressurização das escadas de emergência e iluminação de emergência, todos operando com energia proveniente do grupo gerador.

Em suma, o Teste Integrado simula um cenário real de interrupção de energia em uma situação de incêndio, onde o suprimento da concessionária é desativado e o grupo gerador deve assegurar a alimentação integral e adequada de todos os sistemas de combate a incêndio e de emergência.

Desta forma, quaisquer anomalias no grupo gerador são evidenciadas durante o Teste Integrado, uma vez que este deve garantir a funcionalidade completa das instalações de combate a incêndio e de emergência.

Para mais informações sobre essa solução e como aplicá-la à realidade da sua rede, entre em contato por e-mail ou visite o nosso site. A equipe da BGF Consultoria em Engenharia Ltda. encontra-se disponível para apresentar a plataforma e as possibilidades de aplicação nos diferentes perfis de empreendimentos.

Entre em contato:

comercial@bgfconsultoria.com.br
(11) 3205-4668 / (11) 94046-6711
BGF Consultoria em Engenharia Ltda.
www.bgfconsultoria.com.br

Aviso Legal: Os conteúdos, informações e materiais divulgados nesta seção são de inteira responsabilidade dos associados que os publicam. A Abrasce atua exclusivamente como facilitadora do espaço de divulgação, não possuindo qualquer ingerência ou responsabilidade sobre a contratação, execução ou qualidade de serviços, atividades ou atrações mencionadas.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO