espaço do

ASSOCIADO

Primeiro hub de formação socioprofissional do Brasil terá sede no Shopping TOTAL, em Porto Alegre

O cenário da formação socioprofissional no Brasil ganhará novos contornos em 2024. A Fundação Projeto Pescar (FPP) firmou parceria com o Shopping TOTAL para construir, em Porto Alegre (RS), o Hub Pescar de Inovação e Execução. O espaço, pioneiro de aprendizagem voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social, receberá um investimento de R$ 3,5 milhões, e a previsão de abertura é para julho de 2024. Para auxiliar no andamento das obras, a Fundação está em busca de outros parceiros que desejam somar forças para a implementação do projeto no local.

Aberto a pesquisadores e edtechs de todo o país, o Hub Pescar será voltado a desenvolver as melhores tecnologias e ferramentas para a aprendizagem socioprofissional, contando com salas de trabalho, praça aberta para eventos, entre outros espaços e recursos que estimulam a inovação na área. Além disso, também disponibilizará cinco salas de aula diferenciadas para receber novas turmas do Pescar, com jovens entre 16 e 19 anos. O objetivo é que estes dois grupos estejam em constante conexão, possibilitando que as novas ideias ali criadas sejam aplicadas diretamente com os integrantes do projeto.

O Presidente voluntário da FPP, Paulo Roberto Gomes Centeno, ressalta a importância do Hub Pescar para a evolução da área. “O Hub Pescar é uma grande conquista. Teremos um espaço exclusivo para estimular o crescimento da aprendizagem socioprofissional de forma ampla e, ao mesmo tempo, voltar estes esforços a quem mais precisa, os nossos jovens. Temos certeza de que alcançaremos um novo nível quando falamos em impactar e transformar vidas”, afirma.

O Hub Pescar estará inserido em um local icônico de Porto Alegre: o Shopping TOTAL. O espaço cedido pelo empreendimento, que passa a integrar o grupo de mantenedores institucionais da Fundação, conta uma importante parte da história do empreendedorismo varejista gaúcho, e hoje é referência em comércio, convivência e ações culturais, com conceito diferenciado de lifestyle e a maior diversidade em opções de compra da capital.  

“O TOTAL desenvolveu nos últimos anos hubs importantes de saúde e educação. Agora contribuiremos com nossa experiência no Hub Pescar de Inovação e Execução, que já nasce como um pilar de inovação na área de socioproficionalização. Além disso, o fato de estar dentro do TOTAL, permitirá aos jovens uma conexão direta com nossas 450 lojas, abrindo frentes de mercado de trabalho”, pontua o Superintendente do TOTAL, Eduardo Oltramari.

Novas formas de transformar vidas

O Hub Pescar ocupa um lugar estratégico no trabalho desenvolvido pelo Projeto Pescar. Anualmente, a organização disponibiliza vagas para apenas 5,6% dos jovens da capital gaúcha que buscam uma oportunidade, deixando de atender outros 4 mil inscritos. Com o novo espaço, já em 2024 serão criadas cinco turmas, totalizando 125 novas vagas, e a projeção é que, até 2026, o Hub possibilite a formação de 500 jovens por ano.

A alta demanda do Projeto Pescar, contudo, não é um desafio exclusivo de Porto Alegre: nacionalmente, são 28 mil inscrições todos os anos para cerca de 1500 vagas oferecidas. Por isso, a FPP também busca ampliar os seus horizontes de atendimento com as Novas Jornadas Pescar, um projeto de formação e atividades híbridas ou totalmente à distância, que aliam o exitoso método do Projeto Pescar com a praticidade das tecnologias digitais.

Em 47 anos de história, a Fundação já impactou na vida de mais de 36 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, oportunizando sua inserção no mundo do trabalho. A expectativa para 2024 é dobrar a capacidade de atendimento total, passando a oferecer 3 mil vagas por ano em todo o Brasil.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO