Integrado à estação de trem e ônibus, Shopping Nova Estação Mauá buscou tendências internacionais para projeto do complexo
Os shoppings centers integrados às estações de trem, metrô e ônibus estão ganhando força e virando uma tendência mundial. Pela praticidade, conforto e até fomento da economia daquela região, o Shopping Nova Estação de Mauá, previsto para inaugurar no primeiro trimestre de 2024, é exemplo de como um centro comercial, integrado ao transporte público, pode trazer inúmeros benefícios para todas as partes – comerciantes, passageiros e moradores.
Valorizando a área central e estimulando o próprio uso do transporte público, o novo empreendimento teve como inspiração a Estação Central da capital alemã, Berlin Hauptbahnhof, um dos maiores entroncamentos ferroviários do planeta, inaugurada em 2006, e que faz parte do complexo de um grande shopping.
O shopping integrado às estações também é uma realidade que segue em cidades como Nova York, Londres e Paris, onde as estações mais movimentadas dispõem de lojas, restaurantes e serviços.
Claudio Politi, presidente do Conselho da ABLSAN e responsável pela comercialização das lojas do Shopping Nova Estação Mauá, conta que, por dia, serão em média de 200 mil passageiros circulando pelas lojas. Um ótimo motivo ainda para quem for empreender no local. “O mercado de shopping centers oferece uma série de vantagens quando o assunto é localização, conforto e segurança, principalmente para quem está começando”, afirma.
Politi também comenta que o equipamento está projetado para receber 400 espaços, entre lojas e serviços, mas, como algumas lojas precisam de ambientes maiores, esse número pode girar em torno de 280 operações disponíveis e visíveis para o público.
“Shoppings tradicionais geralmente precisam ir atrás do seu público. Neste caso, o seu público já está na estação, então, consequentemente, já acessa o shopping e busca o que deseja por lá. Além disso, o empreendimento funcionará todos os dias”, completa.
Ao todo, serão investidos R$ 85 milhões em mais de 17 mil metros quadrados de construção, que ainda contará com serviços de reforma da própria estação, projeto de acessibilidade, sustentabilidade e estrutura no combate de enchentes, em parceria com a Prefeitura do município, já que antes, o local sofria com alagamentos.
Imagem: Divulgação/ Projeto final do Shopping Nova Estação