Os pequenos irão aprender a montar o seu próprio terrário e ainda ter experiências sensoriais na Casa da Minhoca
No mês de fevereiro, o Conjunto Nacional abre espaço para a criançada soltar a imaginação e desenvolver atividades de responsabilidade socioambiental. Aos fins de semana, o Espaço Conjunto Sustentável, localizado no 2º piso, na Praça de Alimentação Norte, receberá as oficinas sustentáveis desenvolvidas pelo Instituto Arapoti. As atividades são gratuitas e para participar basta efetuar a inscrição pelo aplicativo do shopping, na aba “Eventos”.
Nesse final de semana, 4 e 5 de fevereiro, serão desenvolvidas as oficinas Casa da Minhoca. Nesses dias, as crianças que participarem da atividade terão experiências sensoriais sobre a importância desse animal para a natureza. Na oficina, as crianças vão entender toda a transformação do resto de comida em adubo, uma atividade essencial em centros urbanos. As crianças ainda terão acesso a uma miniexposição de vários tipos de composteiras domésticas.
Nos dias 11, 12, 25 e 26 de fevereiro será a vez das oficinas de Terrário. A atividade consiste em apresentar aos pequenos a importância de reaproveitar materiais, como por exemplo, potes de vidro. Nessa oficina, as crianças vão descobrir que o Terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos terrestres. No decorrer da atividade, os pequenos poderão compreender melhor o ciclo da água e das plantas, e até entender como os animais nascem, vivem e morrem. Além de montar o seu próprio Terrário, a criançada poderá levar a obra para casa.
Nos dias 18 e 19 de fevereiro não haverá as oficinas sustentáveis, pois haverá uma programação infantil especial de Carnaval do Conjunto Nacional (as atividades serão divulgadas posteriormente).
Todas as oficinas serão desenvolvidas pela Arapoti, uma instituição sem fins lucrativos especializada na implantação da sustentabilidade em condomínios, escolas e empresas. Entre os instrutores das oficinas estão o Jorge William, empresário e fundador da Kombi Dona Florinda, um “flower truck” que faz muito sucesso em eventos de plantas e artesanato. Com formação em sistemas de informação, Jorge iniciou, recentemente, o curso de engenharia agronômica e, hoje, se declara um “apaixonado por plantas, arte botânica, terrários e artesanato com madeira”; a educadora-artista, Dayla Duarte, especialista em ações pedagógicas ambientais sobre gestão de resíduos e compostagem junto ao Instituto Arapoti; e o Yago da Costa, biólogo e pedagogo por formação e que realiza trabalhos de campo para licenciamento ambiental. Yago defende a importância da Educação e Conscientização Ambiental, pois acredita que para cuidar da Natureza é necessário que cada um faça a sua parte.
Serviço:
– Oficina da Casa da Minhoca
Data: 04/02 (sábado) e 05/02 (domingo)
Horários das oficinas: às 14h, às 15h30 e às 17h
Local: Espaço Conjunto Sustentável – 2º piso, na Praça de Alimentação Norte do Conjunto Nacional
– Oficina de Terrário:
Datas: 11/02 (sábado), 12/02 (domingo), 25/02 (sábado) e 26/02 (domingo)
Local: Espaço Conjunto Sustentável – 2º piso, na Praça de Alimentação Norte do Conjunto Nacional
Sobre o Instituto Arapoti: www.institutoarapoti.com.br