Cerimônia será realizada nesta sexta-feira, dia 23, durante a Semana da Mobilidade Urbana, com a presença dos familiares do ciclista
Nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, o Conjunto Nacional vai prestar uma homenagem ao brasiliense Pedro Davison, que em 2006, aos 25 anos de idade, foi vítima de um atropelamento enquanto pedalava no Eixo Sul. O shopping vai batizar seu bicicletário, considerado um dos mais completos e modernos do país, com o nome do ciclista. A cerimônia será realizada às 10h, no estacionamento interno, e contará com a presença dos pais de Pedro Davison, Pérsio e Beth, e da filha, Luiza.
Além de uma placa em memória ao ciclista, uma das paredes do bicicletário vai receber uma ilustração exclusiva assinada artista pelo plástico Toninho Euzébio. O objetivo chamar a atenção para a democratização do espaço público e promover o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e viável. “Não apenas os esportistas, mas muitos trabalhadores utilizam a bicicleta como meio de transporte e precisam trafegar com segurança e respeito”, disse Fernanda Lima, coordenadora de Marketing do Conjunto Nacional.
Localizado no coração de Brasília, em local seguro e coberto, no estacionamento interno do shopping, o bicicletário do Conjunto Nacional tem sido elogiado pelos ciclistas. “A iniciativa do Conjunto Nacional em não apenas ampliar o bicicletário, mas equipá-lo com todas as necessidades de quem pedala, vem ao encontro do movimento da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público do DF para inserir, definitivamente, a bicicleta na cultura da nossa cidade. Além de ser o maior e mais organizado bicicletário da capital federal, o espaço resgata a dignidade do ciclista e, por tudo isso, é referência para outros centros comerciais”, disse Afonso Morais, cicloativista e ex-ciclista de alto rendimento.
Semana da Mobilidade Urbana – A homenagem acontece durante a Semana da Mobilidade Urbana e Semana Nacional de Trânsito, realizadas, anualmente, de 18 a 25 de setembro, conforme previsto no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A cada ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define um tema diferente. O tema deste ano é “Juntos salvamos vidas”.
Em todo o Distrito Federal existem 633 km de ciclovias e ciclofaixas, segundo a Secretaria de Mobilidade, o que coloca o DF no topo do ranking cicloviário no país, atrás apenas de São Paulo em quilometragem de vias para ciclistas.
Porém, há o desafio de atrair mais pessoas para a bicicleta e tornar a cidade mais acolhedora para esse público, um dos objetivos da Semana da Mobilidade. Dados mostram que o carro é o meio de transporte mais utilizado na área central mesmo em distâncias curtas. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD/2021), realizada pela Codeplan, no Distrito Federal 52,5% usam o automóvel para ir ao local de trabalho. Em bairros como o Sudoeste e Noroeste, o automóvel é utilizado no deslocamento para o trabalho por 89% e 96% dos moradores, respectivamente.
Bicicletário – Como parte de uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao incentivo à adoção de hábitos saudáveis, o Conjunto Nacional dispõe de um completo bicicletário, localizado no estacionamento coberto do shopping. O ambiente é resultado de um investimento de R$ 110 mil, foi projetado pela equipe de arquitetura do shopping.
Com cerca de 100m2, o bicicletário tem capacidade para receber 30 bicicletas ao mesmo tempo, entre convencionais e elétricas. Essas últimas contam com ponto de recarga de energia no local. O acesso ao espaço é totalmente gratuito.
O bicicletário conta ainda com armários individuais, filtro com água gelada, calibrador de pneus e bancada com pia para higienização das mãos. “A proposta é oferecer um espaço amplo e confortável, que atenda com excelência esse público que está em constante crescimento no Distrito Federal, em um local central e de fácil acesso”, apontou Fernanda.
Serviço: Batizado do Bicicletário em homenagem a Pedro Davison
Data: Dia 23 de setembro de 2022 (sexta-feira)
Hora: 10h
Local: Estacionamento interno do Conjunto Nacional
Cerimônia aberta ao público