espaço do

ASSOCIADO

Colinas Shopping reúne especialistas para debater as tendências do varejo no ‘Saiba +’

O Colinas Shopping realizou nesta terça (25), no Teatro Colinas, a primeira edição do remodelado evento “Saiba+”, com palestras de Juliemy Machado e Lucas Daibert sobre as tendências da NRF Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, promovido no mês passado em Nova York.

Polo de debates sobre temas relevantes da atualidade, o Colinas Shopping recebeu o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, lideranças do setor de varejo da região e lojistas do mall.

“O Colinas, não só como empreendimento de varejo, também tem suas ações sociais e de debate sobre o mercado, que são muito importantes. Precisamos estar atualizados sobre as mudanças do mercado, como ele está se transformando”, afirmou o prefeito de São José dos Campos.

“O Colinas Shopping vem se tornando um palco de discussões sobre assuntos em alta, e sentimos a necessidade de trazer temas relacionados ao varejo para discutir melhorias com nossa equipe, lojistas e outros representantes do comércio e shoppings da região. Esse debate é fundamental, e não acaba hoje. Teremos outras quatro edições do ‘Saiba +’ neste ano”, disse Margarete Sato, gerente de marketing do Colinas Shopping, que abriu o evento ao lado da superintendente Elza Mota, que destacou o objetivo de “trazer conhecimento, aumentar as vendas e agregar mais aos clientes”.

Logo no começo de sua apresentação, Lucas Daibert, sócio e vice-presidente de Estratégia da Binder Reimagine, deixou claro que um dos pontos centrais da palestra seria a IA (Inteligência Artificial), citada em nada menos que 120 sessões na NRF. “Nosso negócio é sobre pessoas, não sobre tecnologia, mas é evidente que temos que usar a IA para melhorar nossa entrega”, comentou.

Citando exemplos de marcas conhecidas como Amazon, Starbucks, On e Louis Vuitton, ele mostrou como o varejo está se adaptando para aproveitar os benefícios tecnológicos, ao mesmo tempo em que se reinventa em aspectos que a IA não alcança.

“A previsão é de que, em cinco anos, a IA esteja mil vezes mais evoluída que hoje. Então, se a gente sabe que a IA é mais eficiente, o que nos sobra?”, questionou a plateia, para em seguida apontar três caminhos. “Precisamos de colaboração, sermos relacionais, fazer parcerias. Também oferecer experiências neste mundo fluido, como o slow retail, com as lojas sendo bastiões de um melhor produto e experiência. Por fim, mostrar significado. É preciso contar a história do seu negócio para convencer o consumidor”, resumiu.

Após o coffee break, Juliemy Machado – especialista em visual merchandising e arquitetura de lojas – subiu ao palco do Teatro Colinas para uma palestra focada em design e experiência, que para ela são as bases para as lojas que estão moldando o futuro.

A fundadora e diretora criativa do VMSP retail studio apresentou uma série de exemplos inovadores de marcas estrangeiras, em especial da Europa, em suas lojas físicas, como a Casa Neutrale, Normal, Sportivo, La Marca Well, Cortana, H&M, Stradivarius e Mama Shelter.

Entre as tendências, ela citou três conceitos bastante difundidos: store tell (loja que conta histórias), store live (loja ao vivo) e store listen (loja que te escuta).

“O varejo físico é sinestésico e sensorial. Consumir é um ato de conexão e quem tem a criatividade não é a IA, somos nós, e nós fazemos a diferença com autenticidade e coragem para se conectar”, afirmou.

Para ela, a IS (Inteligência Sensorial) é que deve guiar o varejo. “Se te faz sentir, faz sentido”, disse, citando iniciativas como a realização de workshops e oferecimento de opções de customização e personalização como pontos que marcam as lojas “autorais”.

Evelyn Joys, presidente da associação dos lojistas do Colinas Shopping acompanhou o “Saiba +” e ressaltou alguns insights trazido pelo evento.

“É uma iniciativa incrível, que mostra as novidades e como elas se traduzem para as nossas necessidades, de uma maneira muito assertiva para podermos nos conectar com os clientes. Há uma certa resistência em relação à IA, às vezes parece algo distante, mas ela já está mudando o nosso jeito de trabalhar, e somos muito adaptáveis. A chave é buscar os benefícios para melhorar a operação, os resultados e a entrega ao cliente”, opinou.

Sobre o Colinas Shopping
O Colinas Shopping é um dos mais sofisticados centros de compras, serviços e entretenimento de São José dos Campos (SP). Inaugurado em 1997 pelo empresário e filantropo Ronald Levinsohn (1935-2020), está localizado em uma área nobre da cidade, ao lado de empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão. Com mais de 130 lojas, oferece um mix de produtos, serviços e conveniências, reunindo marcas exclusivas na região, além de duas praças de alimentação com isolamento acústico, academia, salas de cinema e teatro. Agente de crescimento econômico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o Colinas Shopping também é um dos principais complexos multiúso do eixo Rio-SP, interligado ao hotel Golden Tulip São José dos Campos e à torre comercial Colinas Green Tower.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO