Alunos do Instituto Peró em parceria com a Softex apresentam soluções para problemas climáticos e sociais em feira de Robótica
A exposição contará com projetos e oficinas gratuitas para crianças e adolescentes
Utilizar a tecnologia para desenvolver soluções para problemáticas climáticas e sociais, é o objetivo dos 11 alunos do curso de Robótica, realizado pela parceria da Softex Pernambuco e Instituto Peró. Através do curso os estudantes desenvolveram projetos, como Medidor de Nível contra Alagamento e Monitor de Queda de Barreira, que visam apoiar os moradores de área de risco de Jaboatão dos Guararapes para adoção de medidas preventivas a esses desastres. O primeiro faz a medição da altura do canal em tempo real, com aviso de alerta caso ultrapasse uma altura crítica. Já o monitor de queda de barreiras, monitora vibrações no solo, umidade e deslocamento, para avisar com antecedência qualquer alteração que gere risco.
Os protótipos dos projetos serão apresentados na 2° edição da Feira de Robótica que marca o encerramento do curso. A feira acontece nos dias 2 e 3 de março, no mall do Shopping Guararapes. O acesso à exposição é livre ao público de todas as idades. Na Feira serão expostos mais dois projetos: Horta Inteligente, que tem o objetivo de otimizar o plantio por meio da automatização do sistema. Funciona por meio de sensores conseguem monitorar em tempo real a luminosidade e a umidade do solo, regando a horta na medida certa e no momento certo, trazendo economia de água e melhorando a qualidade das hortaliças.
O quarto projeto é o Peró Inteligente, que foi idealizado para reduzir custos, tempo, desperdícios e aumentar a produtividade da instituição. Para isso, os alunos fizeram a automatização das lâmpadas, dos ar condicionados e do consumo de água, melhorando o processo e trazendo economia e praticidade.
Além da exposição, o evento também oferece oficinas gratuitas de robótica, voltadas para crianças e adolescentes dos 8 aos 13 anos. Ao todo serão 4 oficinas, 2 por dia, com 10 vagas cada. As inscrições poderão ser feitas presencialmente, meia hora antes do início das oficinas.
Ao longo dos anos, o Instituto Peró, instituição sem fins lucrativos mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes, já beneficiou mais de cinco mil crianças e jovens de baixa renda, oriundos da rede pública e moradores de Jaboatão dos Guararapes, através de vários projetos de arte e educação como dança, música, clube de leitura e qualificação profissional, sendo um deles o curso de robótica que está em sua segunda turma, totalizando até o momento 20 alunos.
Aluna ganha bolsa da Softex por desenvolver bengala inteligente
Kalia Freitas, 21 anos, foi uma das alunas que teve destaque no Curso de Robótica do Instituto Peró, na primeira turma de 2019. Durante o curso a aluna desenvolveu uma bengala inteligente, que utilizava um sensor ultrassônico junto com a plataforma Arduino para identificar certas distâncias e emitir um som, afim de ajudar pessoas cegas a se locomover nas ruas.
Através do curso a aluna recebeu uma bolsa para desenvolvimento de projetos na Softex Pernambuco, onde está sendo possível desenvolver e pôr em prática seus conhecimentos na área de tecnologia. Atualmente, Kalia faz curso técnico em Eletrônica no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
“O Peró contribuiu bastante na minha formação, além dos conhecimentos que eu adquiri dos cursos que tive a oportunidade de fazer, também tive aprendizados para o mercado e de desenvolvimento pessoal, que levo comigo até hoje. Além disso, eu consegui a bolsa para trabalhar na Softex, e foi incrível”, comenta Kalia.
SERVIÇO – 2° Edição da Feira de Robótica
Local: Av. Barreto de Menezes, 800 – Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE, 54410-100, Shopping Guararapes – Corredor da Riachuelo
Data: 2 e 3 de março
Horário da Feira: 9h às 18h
Horário das oficinas: 10h30 às 12h e das 14h30 às 16h