As tradicionais quadrilhas das festas juninas do nordeste do Brasil vistas pelos ângulos de dois fotógrafos locais. Assim é “Céu de Balão”, exposição fotográfica inédita que ficará em cartaz no Plaza Shopping, de 19 de junho a 30 de julho.
A mostra, que conta com 24 imagens clicadas pelos fotógrafos Edson Avlis e Felipe Sousa, faz um recorte das festas e quadrilhas que são realizadas no Ceará. Nas fotos, estão um pouco das tradições, roupas, adereços e danças que transformam o Nordeste durante todo o mês de junho. Verdadeiros espetáculos de danças e cores, bem diferentes dos conhecidos no estado de São Paulo.
“Mais do que lembrar do passado, é importante cuidar do presente para seguir em frente. Por esse motivo, vamos mostrar a importância de cuidar da nossa cultura de forma a preservar a nossa identidade. Através de nossas lentes vamos trazer registros que mostram a garra do povo que faz São João, com muita emoção, mostrando que nas noites de junho o céu do nordeste é um verdadeiro céu de balão”, explicam os fotógrafos.
“O Plaza procura sempre trazer aos visitantes novas experiências e culturas. Por isso, estamos constantemente em busca por expressões culturais brasileiras que sejam diferentes das conhecidas na nossa região. Nosso objetivo é promover um verdadeiro intercâmbio de tradições e costumes. E as exposições fotográficas são um dos meios para isso. Ano passado, apresentamos o São João de Campina Grande-PB, este ano a Páscoa de Pomerode-SC e, agora, as quadrilhas juninas do Ceará”, explica a gerente de Marketing do Plaza Shopping, Simone Ponce.
A exposição ficará montada na Praça de Eventos, primeiro piso do Plaza. A visitação é gratuita de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 22h.