Semana do Meio Ambiente: Parque D. Pedro Shopping trata 100% dos efluentes
Empreendimento investe em diferentes iniciativas ambientais como a reciclagem de bitucas de cigarro, tratamento de esgoto e outros
(Foto: Sistema de Osmose Reversa do empreendimento/Divulgação)
Junho, 2022 – O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, celebra a Semana do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem, comemorado em 5 de junho, com números significativos para a Região Metropolitana de Campinas. Desde a inauguração em 2002, o empreendimento é responsável por tratar 100% dos seus efluentes, aproximadamente 500 m³/dia. Em fevereiro, o shopping adotou novas tecnologias que aumentaram ainda mais o volume de aproveitamento de água de reuso, reduzindo a demanda por água potável.
“A demanda média total de água do Parque D. Pedro Shopping é de 750 m³/dia, ou seja, atualmente 40% desse volume (300 m³/dia) é suprido por água de reuso. Essa economia é suficiente para o abastecimento contínuo de uma população de 2 mil pessoas”, afirma o superintendente Marcelo Zaffalon.
Para atingir essa marca, o empreendimento, que possui uma estação própria de tratamento de esgoto desde sua inauguração, investe em novas tecnologias. Desde o início desse ano, o shopping utiliza membranas de ultrafiltração, que maximizam o reuso de água, melhorando a eficiência na qualidade do efluente final e produzindo a água de reuso. Para que possa ser utilizada, essa água precisa atender uma série de exigências, como não possuir cheiro e ter uma cor azulada, permitindo sua identificação.
Destaque na reciclagem
A reciclagem de resíduos, sempre um dos primeiros itens lembrados quando se fala em preservar o meio ambiente, também é uma prática do empreendimento. Atualmente, o Parque D. Pedro Shopping possui uma média mensal de 80% de reciclagem de seus resíduos gerados. Em abril deste ano, o empreendimento chegou a reciclar 84% dos seus materiais, poupando 1,6 mil árvores e 613,8 mil litros de água. Em busca de aumentar esse residual e chegar ao aterro zero, o shopping está desenvolvendo um projeto de destinação do lixo comum.
A medida consiste em destinar o rejeito para uma nova triagem, onde haverá uma separação dos resíduos recicláveis (papel, plástico, metal), dos orgânicos e do rejeito. Os recicláveis retornarão para a coleta seletiva, os orgânicos serão processados em processo de compostagem para produção de adubos orgânicos e a fração de rejeito, que será mínima, será enviada para produção de na produção de cimento, por meio do coprocessamento. “Esta é uma alternativa mais vantajosa e sustentável para a destinação final dos rejeitos em relação aos aterros sanitários”, completa o superintendente.
Zaffalon lembra que o shopping promove uma série de ações, inclusive entre os lojistas, como programa de treinamentos ambientais, destinação de todos os resíduos para empresas licenciadas e a coleta de óleo de cozinha utilizado, que é reciclado na fabricação de biodiesel. “Em 2022, já reciclamos mais 8,3 toneladas de óleo de cozinha”, afirma.
A reciclagem de bitucas de cigarro também é uma realidade no Parque D. Pedro Shopping. Além de ser o lixo mais comum do mundo, as bitucas de cigarro provocam sérios impactos ao meio ambiente, uma vez que possuem mais de 7 mil substâncias tóxicas. Somente em abril, o Parque D. Pedro Shopping reciclou 25 mil bitucas de cigarros, e mais de 85 mil desde novembro de 2020.
“Levando em consideração que a cada 2 bitucas descartadas em nossas águas gera o correspondente a poluição causada por 1 litro de esgoto, podemos comemorar o resultado desse programa que conta com a colaboração dos nossos funcionários, lojistas, prestadores de serviços e clientes, trazendo benefícios para toda nossa comunidade”, diz Zaffalon. “Certos de que os cuidados com a preservação do meio ambiente integram sua política, o Parque D. Pedro Shopping, afirma o dever de salvaguardar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras, contribuindo com o desenvolvimento sustentável”, finaliza.
Sobre o Parque D. Pedro Shopping
O Parque D. Pedro Shopping celebra 20 anos com um mix variado de atrações que faz dele o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas. Administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, o empreendimento possui 127 mil m² de ABL (área bruta locável) e conta com mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lojas âncoras, megalojas e restaurantes.
Com um espaço versátil e inclusivo, o shopping oferece conveniência com praticidade, criando experiências memoráveis aos seus visitantes. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. O Parque D. Pedro Shopping investe, também, em inovação, integrando o mundo físico ao digital, como o shopping on-line.
Referência em sustentabilidade no setor de shopping centers, foi o primeiro do Brasil a receber certificação ambiental pelas políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, adotadas desde sua construção até hoje.
Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers
A Aliansce Sonae é líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. A companhia possui um portfólio com empreendimentos dominantes distribuídos por todo o país, que inclui a participação em 27 shopping centers e a administração de 12 centros de compras de terceiros. Com iniciativas orientadas pela inovação, a Aliansce Sonae trabalha para promover as melhores experiências e oferecer o mix mais completo e variado de produtos e serviços aos seus clientes.
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