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Carnaval é sinônimo de boas vendas, mas também de atenção com aumento de furtos e outras perdas

Por Carlos Eduardo Santos *

Com a proximidade do Carnaval, o varejo se mostra otimista com a expectativa de repetir ou superar o desempenho de 2024, quando o faturamento do setor cresceu 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Geralmente celebrado em fevereiro, neste ano o feriado será em 1º de março, com o pré-Carnaval prolongado também prometendo aquecer as vendas.

No entanto, como acontece em outras datas importantes do calendário varejista, o maior fluxo de pessoas nos estabelecimentos durante a folia também representa um risco para os negócios, com o aumento expressivo de furtos e outras perdas.

De acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2023 o varejo registrou prejuízo de R$ 35 bilhões com perdas. Furtos responderam por 31,7% desse valor, cerca de R$ 11 bilhões.

Diante do cenário desafiador, a implementação de recursos tecnológicos tornou-se prioridade estratégica, e cada vez mais redes varejistas estão investindo em soluções para minimizar perdas e coibir ações criminosas, aumentando a segurança de clientes e colaboradores.

Entre as principais ferramentas disponíveis no mercado, podemos destacar: sistemas de sensores e etiquetas eletrônicas (EAS) que inibem práticas de furto; visão computacional para análise de padrões suspeitos, capaz de identificar atividades incomuns e alertar as equipes de segurança em tempo real; e câmeras alimentadas por Inteligência Artificial que detectam fraudes no ponto de venda, como inconsistências no registro de produtos ou devoluções fraudulentas, aprimorando a segurança nos balcões e no caixa.

Essas tecnologias não apenas protegem os ativos, como também fornecem dados valiosos que auxiliam os varejistas na tomada de decisões assertivas para aperfeiçoamento de suas operações; caso da identificação por radiofrequência (RFID) para gerenciamento de estoque, permitindo visibilidade item a item para detectar discrepâncias e reduzir o erro humano em toda a cadeia de distribuição.

Antecipar-se aos desafios e investir em tecnologias de prevenção de perdas reduz o risco financeiro e aumenta a lucratividade do varejista, além de fortalecer a confiança do consumidor. É um compromisso permanente que garante um ambiente seguro e eficiente, não apenas em períodos de maior movimento do setor, mas durante o ano todo.

* Carlos Eduardo Santos é diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Sensormatic Solutions.

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