O Plaza Sul Shopping promove neste mês duas campanhas: o “Janeiro Branco”, de conscientização à saúde mental, e a “Volta às aulas solidária”, de arrecadação de material escolar. Ambas tornam o empreendimento uma ferramenta de transformação social e foram criadas pela ALLOS, maior plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras do Brasil, e serão difundidas pelos empreendimentos da companhia.
Janeiro Branco
A campanha traz um convite à reflexão sobre o cuidado com a saúde mental, tema que se tornou ainda mais relevante diante do aumento de diagnósticos de ansiedade e depressão no Brasil, país com a população mais depressiva da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa busca engajar clientes, lojistas e colaboradores por meio de mensagens educativas e atividades interativas e lúdicas em diversos espaços do shopping.
Serão promovidas conversas importantes sobre saúde mental de forma acessível e acolhedora, estimulando o autocuidado e o bem-estar. Além disso, as mascotes da campanha – Serô, Dodô, Mel, Cici e Gaba, inspiradas nos hormônios ligados ao bem-estar – estarão de volta, pelo terceiro ano seguido, interagindo com o público em ações lúdicas.
Totens e outros pontos de interação contarão com lembretes visuais e mensagens positivas que reforçam o cuidado com a saúde emocional.
“A saúde mental é um tema muito em pauta atualmente e, felizmente, estamos conquistando mais espaços para abordar esse assunto. Nós, como uma plataforma de experiências, temos uma grande responsabilidade em promover discussões e ajudar nessa luta constante”, comenta Camila Ramm, Gerente de Marketing do Plaza Sul Shopping.
Diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer reforça que a escolha de uma abordagem leve foi estratégica para alcançar diferentes públicos. “Queremos que as pessoas enxerguem os cuidados com a mente como parte da rotina, algo essencial. A ideia é mostrar que mesmo com pequenas atitudes, como buscar momentos de pausa ou compartilhar sentimentos, podem fazer diferença no dia a dia”.
Volta às aulas solidária
Até 5 de fevereiro, o Plaza Sul também receberá doações de material escolar em prol da UNAS Heliópolis e Região, beneficiando escolas e alunos da comunidade. O empreendimento irá disponibilizar uma caixa especial, próximo à Casa Bauducco, no P1, para que os visitantes possam depositar os materiais doados, em bom estado. A lista de itens aceitos para a campanha inclui mochilas, estojos, apontadores, colas, borrachas, lápis preto, lápis de cor, canetas, tinta guache e cadernos.
Desde o início da campanha, em 2020, a ALLOS já arrecadou mais de 55 mil itens escolares para instituições situadas nas comunidades próximas aos shoppings da companhia. Na edição de 2024, foram doados mais de 13 mil itens, beneficiando mais de quatro mil crianças e adolescentes
De acordo com uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro, as famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos, impactando o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar. Os valores também assustam, uma vez que, de acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), em 2025, os preços subirão entre 5% e 9%.
Outro fator preocupante é um levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com base nos dados do Censo Escolar de 2022, que aponta que apenas três em cada 10 escolas públicas brasileiras contam com biblioteca. Na educação infantil, somente 18% apresentam espaço para consulta e empréstimo de livros.
O estudo também aponta que 52% dos alunos matriculados em escolas públicas estudam em estabelecimentos sem bibliotecas, ou seja, cerca de 18,2 milhões de estudantes em todo o Brasil.
Sobre o Plaza Sul Shopping
Inaugurado em abril de 1994, o Plaza Sul Shopping é um empreendimento administrado pela ALLOS. Com 30 anos de história e localizado no bairro da Saúde, tradicional na cidade de São Paulo, o Plaza Sul Shopping se consolidou como uma referência na comunidade local, fazendo parte da história de muitas famílias. Com cerca de 210 lojas, entre elas três âncoras (Coco Bambu, C&A e Renner), três megalojas (Camicado, Mundo Hering e Ultra Academia) e ótimas opções gastronômicas, como Outback, Madero, Pecorino, Calle 54, Macaxeira, Sutorito e Bom Beef. O Shopping ainda conta com uma alameda de serviços completa, 6 salas de cinema UCI e espaço para convivência e lazer.
Endereço: Praça Leonor Kaupa, 100 – Jardim da Saúde
www.plazasulshopping.com.br
Instagram: @plazasulshopping
Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.