O Plaza Sul Shopping dará início na próxima terça-feira (10), à segunda edição de seu programa de capacitação para empreendedores e para a comunidade entorno, o “Plaza Transforma”, em parceria com o SEBRAE. O programa é voltado para pessoas maiores de 18 anos, moradores da região próxima ao Plaza Sul, em um raio de 5km, que já empreendam ou desejem iniciar um negócio próprio.
Por meio de encontros mensais, o programa oferece aos participantes acesso a conhecimento prático, mentorias com especialistas e a oportunidade de se conectar com lojistas e parceiros estratégicos. Eles servem também como um espaço para networking, troca de experiências e apresentação de novidades e tendências para o varejo ao longo do ano. Entre os temas, são discutidos: empreendedorismo, carreiras, inteligências emocional e comportamental, planejamento financeiro, aplicação de marketing e ainda modelo de negócios.
“Vemos um crescimento exponencial de pessoas interessadas em empreender na região, que muitas vezes não têm o auxílio e as informações corretas para começar, o que poderia ser um motivo de desistência, apesar das boas ideias de serviços ou produtos. Por meio de nossa responsabilidade social, queremos ajuda-las a pôr em prática o que hoje é apenas um sonho”, comentou Camila Ramm, Gerente de Marketing do Plaza Sul Shopping.
Serão seis encontros presenciais mensais, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, que serão realizados na antiga administração (piso G4). A previsão de encerramento é para o dia 4 de novembro, com a entrega dos certificados, emitidos pelo Sebrae e Plaza Sul Shopping.
Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Sebrae em parceria com a Anegepe, a taxa de empreendedorismo no Brasil tem crescido, com a edição de 2024 apontando que cerca de 47 milhões de brasileiros estão envolvidos em atividades empreendedoras, ou seja, 33,4% da população, o maior patamar dos últimos quatro anos.
Já segundo o governo, o número de novos CNPJs passou de 1 milhão em março deste ano, sendo que 78% corresponde aos microempreendedores individuais (MEIs). No primeiro trimestre do ano, a abertura de MEIs foi 35% maior em comparação com o mesmo período de 2024.
Primeira edição
Em outubro de 2024, o Plaza Sul Shopping formou a primeira turma do programa. Durante seis meses, com um encontro por mês, o projeto treinou 45 pessoas, entre lojistas, gerentes e microempreendedores da região, com insights e ferramentas práticas para melhorar a performance de vendas e o atendimento ao público.
“Os cursos ministrados no Plaza Transforma são de grande impacto para a melhoria profissional de desempenho, liderança, gestão e gerencial, aplicação de marketing e modelo de negócios. E o melhor de tudo são cursos gratuitos e de conteúdos extremamente atuais sobre varejo. A capacitação é de suma importância para nosso desenvolvimento e uma etapa essencial para quem busca empreender, vender ou gerenciar. Esta iniciativa do shopping faz muita diferença na vida das pessoas contempladas, como eu”, revelou Rafael Menis Bernardes, franqueado da Óticas Carol Plaza Sul Shopping, que se formou na primeira turma.
Transformando a comunidade
Durante todo o processo, o Plaza Sul oferece mentorias individuais on-line, inclusive para quem não tem acesso à internet ou computador, podendo utilizar a estrutura do empreendimento. Além disso, para auxiliar as mães empreendedoras, o shopping oferece recreação para crianças de até 12 anos durante o horário dos encontros.
Entre os empreendedores da comunidade que participaram do programa está a personal organizer e mãe Luciana Oliveira Barros, que elogiou a iniciativa. “O projeto é fantástico, por vários motivos. Os conteúdos passados em aula eram ricos e os profissionais convidados para ministrar de muita qualidade. Também tivemos eventos, como a Festa Junina, com participação dos alunos nas barracas, o que foi uma verdadeira prova para os participantes”
A recreação das crianças para que as mães possam participar das aulas também foi destacado com um ponto positivo. “Como mãe de duas meninas, me senti muito acolhida. O Plaza Transforma foi uma verdadeira oportunidade para as mães que não possuem uma rede de apoio, ou seja, não têm com quem deixar os filhos e dessa forma não conseguem evoluir como profissional. Tive essa oportunidade e agarrei com ‘unhas e dentes’”, concluiu.
“Foi uma experiência realmente transformadora. As aulas foram fundamentais, de uma humanidade do shopping com o entorno, a comunidade, como eu por exemplo, que frequento o local desde a inauguração”, comentou Luciana Zamora, microempresária, que pôde colocar os ensinamentos em prática na festa junina promovida pelo shopping, com seus pães, bolos e doces saudáveis, sem trigo, sem lácteos e sem conservantes. “Me senti muito acolhida e valorizada com essa oportunidade e por ter sido chamada para participar da festa junina, que foi um ‘divisor de águas’, trazendo o fortalecimento do empreendedorismo em mim, me fazendo perceber que eu sou capaz, que é possível realizar coisas que antes achava fora de alcance”, concluiu.
Sobre o Plaza Sul Shopping
Inaugurado em abril de 1994, o Plaza Sul Shopping é um empreendimento administrado pela ALLOS. Com 30 anos de história e localizado no bairro da Saúde, tradicional na cidade de São Paulo, o Plaza Sul Shopping se consolidou como uma referência na comunidade local, fazendo parte da história de muitas famílias. Com cerca de 210 lojas, entre elas três âncoras (Coco Bambu, C&A e Renner), três megalojas (Camicado, Mundo Hering e Ultra Academia) e ótimas opções gastronômicas, como Outback, Madero, Pecorino, Calle 54, Macaxeira e Bom Beef. O Shopping ainda conta com uma alameda de serviços completa, 6 salas de cinema UCI e espaço para convivência e lazer.
Endereço: Praça Leonor Kaupa, 100 – Jardim da Saúde
www.plazasulshopping.com.br
Instagram: @plazasulshopping
Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 55 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.