Empresa de gestão de estacionamentos, a Indigo é responsável pela ação Manobra Solidária, que possui pontos de coleta em shoppings
Milhares de pessoas e famílias atendidas por ONGs precisam de itens como peças de roupa ao longo do ano, e não apenas para proteger das temperaturas mais baixas na estação mais fria. Por isso, a Indigo, empresa de gestão de estacionamentos, realiza o Manobra Solidária, um movimento permanente de arrecadação de roupas. Desde 2004, mais de 300 mil peças foram doadas. Em 2021, aproximadamente 5,2 mil foram distribuídas para dez instituições, e em 2022, 811 itens já foram entregues para pessoas desabrigadas pelas chuvas em Guaíba, Rio Grande do Sul. Dos 22 pontos de coleta, localizados em três estados, quatro deles são em shoppings, locais estratégicos para ampliar a iniciativa.
A doação é facilitada por meio de um coletor que permite ao motorista depositar os itens sem sair do carro, no modelo “drive in”, de forma rápida e simples. Assim que autorizado pelo parceiro, a Indigo instala o coletor projetado exclusivamente para o Manobra Solidária. Colaboradores e voluntários recolhem as doações, fazem a triagem e a higienização de cada item. Ao fim deste trabalho, a instituição que as recebe é escolhida de forma colaborativa pela equipe da Indigo, que também faz a entrega.
“Já arrecadamos, selecionamos, higienizamos e distribuímos centenas de milhares de peças de roupas para instituições em Porto Alegre e cidades vizinhas. Nosso objetivo é buscar uma forma de facilitar as doações, desde a comodidade para quem pode colaborar até a captação de ONGs e instituições que necessitam dos itens. Parcerias são muito bem-vindas para ampliar essa corrente de solidariedade”, destaca Roque Perachi, diretor-executivo da Indigo.
Para realizar as etapas finais pré-distribuição, a empresa criou uma estrutura dentro do Centro de Gestão e Administração Nacional da Indigo, em Porto Alegre. No local, um container funciona como lavanderia e serve para armazenar todas as roupas por características e tamanho. Com a ampliação do movimento, a Indigo considera parcerias e a criação de novas instalações para viabilizar o Manobra Solidária em shoppings de outros estados.
Em 2021, o Manobra Solidária chegou ao Parque Ibirapuera, em São Paulo, e a Santa Catarina. Atualmente, há coletores em shoppings do Rio Grande do Sul (DC Navegantes, Shopping João Pessoa e Shopping do Vale) e de Santa Catarina (Lages Garden Shopping).