Comunidade vizinha ao Shopping Recife vem aderindo à tendência ambiental a partir de bons exemplos internos
Imagina contar com verduras, legumes e ervas medicinais pertinho de casa e ainda saber da origem desses elementos do plantio até a colheita? Mais que isso, participar de todo esse processo! Para a comunidade de Entra Apulso, em Boa Viagem, vivenciar esse ciclo de forma coletiva é uma realidade com a sua primeira horta comunitária, instalada na rua Bruno Veloso. O canteiro foi construído pelos próprios moradores que também o nomeou como Jardim Evandro Cavalcante, em homenagem a um morador bastante atuante na educação ambiental e que faleceu neste ano.
A horta de 110m² e com 20 espécies plantadas, conta com um grupo de guardiões responsáveis pelo cultivo, colheita e divulgação do trabalho realizado no espaço. Assim, o jardim representa uma construção coletiva, estimula o cuidado e evita depredação da área e o descarte inadequado de lixo a partir da sensação de pertencimento e identificação afetiva com o espaço. O projeto integra um movimento mais amplo de agroecologia urbana que visa implantar mais áreas verdes da região e conta com incentivo do Instituto Shopping Recife (ISR), apoio do Coletivo Kapiwara e do Chié do Entra, sendo um novo passo dado a partir de outras ações do tipo já realizadas em Entra Apulso. São exemplos a horta que funciona no Instituto Shopping Recife, a farmácia viva ao lado do PSF e a horta na Escola Estadual Inalda Spinelli, que também conta com uma composteira.
O novo espaço, porém, se insere em um trecho da nova rua Bruno Veloso no qual consegue somar-se à via pública e à calçada para pedestres e ciclistas. “Nesse contexto, outra vantagem é a sua contribuição com a ocupação dos espaços públicos urbanos pela agroecologia urbana e, consequentemente, pelas pessoas. Uma tendência que possibilita o usufruto do direito à cidade e ainda contribui para a preservação do meio ambiente em nível local. Essa iniciativa, assim como outras na comunidade, funciona como exemplos práticos de valores como coletividade, qualidade de vida e consciência ambiental, pilares que o Instituto Shopping Recife abraça em sua missão”, pontua Ione Costa, presidente do ISR.