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Resiliência: por que franquias são excelente opção de investimento em tempos de crise

O ano que inicia traz consigo novos desafios econômicos para os empreendedores brasileiros, em especial para aqueles à frente de pequenos negócios. É o que aponta o primeiro Boletim Focus de 2025 divulgado pelo Banco Central.

Os especialistas preveem que a inflação anual deve fechar em 4,99%, acima do teto da meta do Governo Federal. Paralelamente, a cotação do dólar deve continuar na trajetória de alta. Estes fatores interferem diretamente no poder de compra dos consumidores, desestimulam o consumo e encarecem os custos de produção.

“De um lado, a inflação corroi o poder de compra do consumidor brasileiro, o que impacta diretamente nas vendas, em especial nos produtos de ticket médio alto. Do outro, encarece os custos de insumos e serviços, o que aumenta os custos de produção e diminui a margem de lucro do empreendedor”, pontua o economista Jessé Bittencourt, especialista em gestão de negócios e inovação organizacional.

Inflação e o encarecimento do crédito
Além disso, como forma de conter o avanço inflacionário, o Banco Central utiliza a estratégia de aumentar a taxa básica de juros – Selic para brecar o consumo. A principal consequência disso é o encarecimento do crédito.

Em um cenário em que 45% dos empreendedores brasileiros estão endividados, segundo dados da Fundação Dom Cabral – FDC, uma alta nos juros pode representar um ponto de tensão na sobrevivência de negócios.

“Uma taxa básica de juros alta significa maior dificuldade para conseguir crédito e renegociar dívidas preexistentes. O impacto é ainda mais evidente nos pequenos negócios, pois eles normalmente têm menos margem para manobra”.

No entanto, apesar da previsão desafiadora, um setor da economia marcado pelo planejamento estratégico e a tomada de decisões assertivas pode ajudar a minimizar os impactos da crise: trata-se do mercado de franquias.

Franquias: uma opção em momentos de crise
As franquias são modelos de negócios que cresceram bastante no último ano, alcançando um faturamento de R$121 bilhões somente no primeiro trimestre. Devido ao suporte especializado das franqueadoras, são excelentes opções para investimento em momentos de crise econômica.

“Ao investir em franquias, em vez de abrir algo do zero, você opta por um modelo de negócio consolidado e seguro, o que diminui os riscos. O guarda-chuva de uma marca reconhecida ajuda a atrair clientes organicamente de forma rápida, o que dificilmente ocorreria em um negócio próprio. Além disso, as franqueadoras oferecem suporte e treinamento para os franqueados”, pontua Jessé.

Jessé recomenda o investimento nos setores de beleza e bem-estar, alimentação e saúde, além de tecnologia e serviços digitais. “Esses segmentos costumam ser menos afetados por flutuações econômicas, pois oferecem produtos ou serviços considerados essenciais. Por exemplo, não há como deixar de consumir alimentos ou itens de saúde”, fala.

No caso do setor de beleza e bem-estar, os números comprovam que o interesse dos consumidores não cai com as mudanças econômicas. Nos últimos cinco anos, mesmo com a recessão da pandemia de covid-19, o segmento cresceu 567%. O fato é que ainda que os consumidores optem por opções mais econômicas, eles continuam consumindo.

Um exemplo evidente dessa dinâmica é a Touti, empresa referência no setor de beleza e bem-estar. Criada em 2016, em meio à mais grave crise econômica da história recente do país, a marca firmou-se como a maior rede de cosméticos em quiosques do mundo. Mas, tudo começou entendendo uma demanda reprimida justamente em um momento de crise.

“Surgimos no auge da crise econômica de 2016, visualizamos rapidamente o surgimento de uma demanda de consumo por produtos de alta qualidade e com preço justo que não era devidamente atendida no momento. A decisão de focar nesta fatia de mercado foi acertada, quase nove anos depois operamos mais de 850 unidades espalhadas pelo país e colhemos os frutos da nossa decisão”, conta Diogo Costa, CEO e founder da Touti.

“O caso da Touti é emblemático, pois confirma a importância de compreender o cenário econômico e notar oportunidades de negócio. A empresa visualizou na oferta de produtos de qualidade e a baixo custo uma forma de contornar a crise e gerar rentabilidade”, pontua o economista Jessé Bittencourt.

Atualmente, a Touti oferta três modelos de negócios para franqueados:

Quiosque smart: Com investimento inicial de R$12 mil e apenas 1m² de espaço ocupado, é excelente para supermercados, galerias, farmácias e terminais de ônibus e metrô.
Quiosque full: Com investimento inicial de R$80 mil, possui duas opções de tamanho: 6m² e 3m². É ideal para ser instalado em shopping centers.
Loja: Com investimento inicial de R$85 mil, possui duas opções de tamanho: 15m² e 35m². É ideal para os shoppings que não permitem o quiosque full.

A variedade de modelo de negócios, o valor de investimento atrativo e a alta rentabilidade são alguns dos fatores que fizeram a Touti crescer 55% em número de unidades entre os anos de 2022 e 2024. Hoje, a marca figura entre as dez maiores microfranquias do país.

“O nosso diferencial estratégico foi estar aberto para a inovação, em outras palavras, ousamos buscar o novo. Em um momento de crise isso é essencial. Por isso, oferecemos todo o suporte necessário para que nossos franqueados consigam buscar soluções inovadoras para manter a rentabilidade do negócio mesmo em meio às mudanças econômicas”, assinala Dayane Corina, coordenadora de expansão da Touti.

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