A química e empreendedora Denise Flesch sempre se considerou sonhadora. Agora, depois de trabalhar por 18 anos em uma empresa no ramo de produtos para lavanderias, abriu sua operação no TOTAL, a Animal Laundry, primeira lavanderia de auto-serviço para roupas de pet na região Sul.
Denise tem expertise no negócio: é dona de uma lavanderia de auto-serviço para “humanos” na Zona Norte de Porto Alegre. A nova operação no shopping nasceu depois de um ano de pesquisa sobre o mercado pet (a própria Denise fala em causa própria, também tem bichinhos), patenteamento do nome nacionalmente no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), pesquisa com tutores e pesquisa com médicos. E os números não mentem. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil ocupa a terceira posição no ranking. O país só perde para os Estados Unidos, responsáveis por 43,7% do mercado, e da China, que detém 8,7%. “É um mercado que cresce 42% ao ano no Brasil”, diz Denise.
A nova loja conta com duas máquinas industriais com capacidade para lavar e secar todos os tipos de roupas e acessórios, como roupas, brinquedos, coleiras e caminhas. Um dos slogans é “Lave ou seque tudo que estiver no cesto”. A operação teve um investimento de R$ 140 mil e deve virar franquia. Para o cliente, é tudo muito simples: pagar no crédito, débito ou Pix, colocar os produtos no cesto e esperar 30 minutos para lavagem e 45 para secagem enquanto passeia e faz compras no shopping (dá até para pegar um cinema). Depois disso, voilà, cães e gatos com peças descontaminadas e um leve perfume – Denise explica que o odor precisa ser leve, para não prejudicar a saúde do animal.
Cuide da saúde do seu pet
Por falar em saúde, Denise conta que pesquisou bastante e conversou com muitos tutores. Descobriu que 70% deles lava as roupas e acessórios em casa mesmo, junto com roupas humanas. Isso não é aconselhado, de acordo com ela. Denise questionou médicos dermatologistas, pediatras, dermatologistas, ginecologistas e veterinários e descobriu que a gordura dos bichos eliminadas na lavagem, junto com as bolas de pelos, trazem bactérias que causam doenças para os humanos.