Localizado em uma região considerada polo econômico na cidade de Porto Alegre, em um terreno nas proximidades do Lago Guaíba, o Pontal Shopping é completamente diferente de qualquer shopping center. Assinado pelos arquitetos Manoel Doria e Manoel Felipe Doria, da Doria + Arquitetos, o Pontal Shopping possui uma arquitetura única no Brasil. O empreendimento reúne espaços de lazer, convivência, um mix diversificado para todos os estilos e promete ser o mais novo cartão postal da cidade.
Com 28 mil m² de ABL (Área Bruta Locável) e mais de 160 lojas o Pontal Shopping inaugura dia 26 de abril, às 9h30, e abre ao público às 12h, em Porto Alegre. Além do shopping, o complexo contará com hub da saúde do Hospital Moinhos de Vento, Hotel Double Tree By Hilton, centro de eventos e torre de escritórios “O projeto está interligado às revitalizações da Nova Orla”, afirma Manoel Doria, diretor da Doria + Arquitetos.
Sobre o projeto
O Pontal é um empreendimento multiuso e foi criado para ser um catalisador de reurbanização. O programa foi estabelecido por um embasamento de uso comercial e uma torre de uso misto, inseridos em um parque integralmente novo que margeia as águas do Rio Guaíba. O projeto incorpora elementos naturais do entorno por meio de floreiras que dialogam com o parque, da fachada que acompanha aos afastamentos naturais do rio, da permeabilidade visual constante em todas as circulações internas e de terraços elaborados estrategicamente para valorizar o pôr do sol.
No projeto, de aproximadamente 110 mil metros quadrados, um dos polos atrativos principais acontece na alameda central. Esta alameda, de quase 85 metros de comprimento, divide o empreendimento no intuito de promover uma conexão direta da cidade com Rio. Está protegida por uma cobertura envidraçada a 19 metros do piso e, da escala do usuário, é possível ver a dinâmica dos pavimentos superiores, suas lojas, circulações e a praça de alimentação. Segundo o arquiteto Manoel Felipe Doria, a alameda serve como um convite para desbravar o espaço interno sem desassociar o meio urbano onde está inserido.
O complexo está alinhado com os mais modernos conceitos de shopping centers do futuro, cujo propósito é oferecer não só a possibilidade da compra de produtos e serviços, mas a vivência de experiências únicas e inéditas. “Conseguimos reunir em uma localização privilegiada lazer, gastronomia, entretenimento, saúde e serviços, conectividade, sustentabilidade e segurança”, afirma o diretor corporativo da SVB Par, Angelo Bof.
Com características únicas e integrando as diferentes operações presentes no local, o Pontal Shopping será o ponto de conexão de todo o complexo e do parque, criando um hub de lazer, gastronomia, serviços e negócios, em frente a Orla do Guaíba. “Mais do que um centro comercial, somos o futuro do varejo”, afirma o diretor corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada, que reforça: “Somos bem-estar, moda, boa comida, entretenimento, conexão tecnológica, integração com a natureza, relacionamento. Somos um novo estilo de vida e, acima de tudo, somos versáteis, assim como o nosso público”.
Além das já anunciadas operações da Boss, Yuool, inauguram juntamente com o shopping outras importantes marcas como Breton, ZCafé, The Coffee, Diego Andino Patisserie, galeteria Mamma Mia, Cervejaria Salvador, Kopenhagen, Gelateria Gian Lucas Zaffari, entre outras. Em breve novas operações abrem suas portas no Pontal, complementando o mix, marcas como: Hard Rock Cafe, Hospital Moinhos de Vento, Mob, Banrisul, Chilli Beans, Barthelemy, 20Barra9, TwinSet, Freddo, TeaShop, entre outras.
Em pleno funcionamento, o complexo Pontal vai gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Hospital Moinhos de Vento
Para o segundo semestre de 2023 está prevista a finalização de um amplo Centro Médico de 700 m², que será operado pelo Hospital Moinhos de Vento – considerado o melhor do Sul do Brasil.
Quando em funcionamento, será um importante gerador de fluxo para todo o empreendimento. Será um centro cirúrgico de especialidades médicas eletivas e ambulatoriais, com conceito de HCP – Hospital de Curta Permanência.
Torre Comercial e Centro de Eventos e Convenções
A torre comercial conta com mais de 230 consultórios, clínicas e salas comerciais. Anexo a ela, no quarto andar, o Centro de Eventos e Convenções, com capacidade para até mil pessoas, se prepara para entrar em funcionamento até o final deste semestre.
Píer
O novo projeto Píer Pontal é o ponto náutico do complexo, e visa fazer a conexão do Pontal Shopping e do Parque com as águas do Guaíba.
Através da instalação de estruturas de apoio, com trapiches flutuantes e poitas para receber embarcações e realizar embarques e desembarques com toda segurança para a realização de passeios em todos os tipos de embarcações, vai fomentar maiores opções de turismo e esportes náuticos, proporcionando uma maior integração da população com o lago Guaíba.
AD Shopping
A maior administradora independente de shopping centers do País, a AD Shopping (www.adshopping.com.br), será a administradora geral e a responsável pela comercialização do Shopping Pontal.
Parque Pontal
Com mais de 29 mil m² de área verde o Parque Pontal foi inaugurado em novembro de 2022 e se tornou um ponto de encontro para gaúchos e visitantes de outras cidades, que buscam o local para se conectar com a natureza em busca de qualidade de vida e contemplação.
Localizado em frente à Orla do Guaíba e com ampla agenda cultural com shows musicais, eventos e feiras independentes, se tornou palco para ações de relacionamento, negócios e convivência.
Sustentabilidade
Alinhado com uma das principais pautas do planeta, o Pontal foi construído com base em importantes conceitos de sustentabilidade. Foram adotadas uma série de medidas para minimizar os impactos da obra no meio ambiente, como a utilização de materiais ecologicamente corretos, além de ações que garantem a preservação de importantes recursos, como água e energia elétrica – tanto na execução do empreendimento, quanto na operação.
O empreendimento tem certificação internacional de construção sustentável AQUA – HQE, que considera aspectos como redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias-primas nas edificações, o que aumenta a qualidade de vida dos usuários e beneficia o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.