Retrofit prevê lojas mais funcionais e práticas para os clientes; três operações no estado de São Paulo e uma em Campo Grande dão início à fase
Julho, 2024 – No ano em que celebra duas décadas de fundação, o Griletto, rede de grelhados responsável por 40% do faturamento da Halipar (Holding de Alimentação e Participações – que também administra Montana Grill, Jin Jin e Croasonho), deu início ao seu retrofit, que mudará o visual de lojas, com renovação e modernização, sem descaracterizar os elementos originais da franquia. Quatro operações inauguraram a “nova cara”: Polo Shopping, em Indaiatuba, aberta desde 2011; em Campo Grande (MS), desde 2013, a loja no Bosque dos Ipês,; na capital paulista, as unidades do Shopping West Plaza, ativa desde 2011; e uma recém-inaugurada, na última sexta-feira (28), no Shopping Center Norte.
“A alteração no visual mantém a história e os valores do Griletto, modernizando o design e integrando soluções tecnológicas com o objetivo de aprimorar a dinâmica e a rapidez para as refeições do dia a dia, e ampliar a relação da marca com os momentos de descontração em família e com os amigos”, explica Rejane Nogueira, gestora de marketing da Halipar.
O retrofit segue a linha desenvolvida em 2023, quando alterou sua identidade visual e fez mudanças no cardápio, ficando ainda mais “do jeito que o Brasil gosta”. “O tempero brasileiro, que é o nosso DNA, ficou mais moderno e próximo de nossos clientes, que têm perfis muito diferentes, pois estão espalhados pelo país”, adiciona Rejane.
Com previsão de ultrapassar 200 unidades até o fim de 2025, a rede deixou as áreas de comunicação digital e autosserviço bem definidas e posicionadas como pontos focais, o que facilita a leitura das informações de cardápio e das ofertas, além de uma paleta de cores mais leve, com destaque para a área dedicada ao happy hour. “Todas essas mudanças foram pensadas para tornar nossas lojas mais atrativas, modernas, funcionais, práticas e ágeis para atender às necessidades dos nossos clientes. E o novo projeto reforça nosso cardápio para Happy Hour, com um espaço ambientado e sugestivo para o tema”, afirma Maurício Albuquerque, gestor do Griletto.
História
Quatro anos após ser criado em Itu por Ricardo José Alves, atualmente CEO da Halipar, o Griletto transformou-se em franquia, com uma primeira unidade em Araraquara. Alves sempre carregou consigo a paixão pelos negócios e, desde pequeno aprendeu o valor do trabalho: cresceu ajudando a cuidar da padaria da família, em Mairinque, cidade do interior de São Paulo, atendendo a clientes e participando de toda a operação, desde o preparo dos pães até o atendimento no caixa. Aos 13 anos, ao lado de um amigo, empreendeu pela primeira vez.
Posteriormente, o negócio foi vendido e uma moto usada como parte do pagamento foi a porta de entrada para um novo empreendimento, um açougue, completando o valor da compra com os lucros. Os açougues na região de São Roque prosperavam até o momento em que os supermercados entenderam que vender carnes seria um bom negócio, trazendo os restaurantes como clientela. “Daí, surgiu a ideia de vender a própria carne para o consumidor final, nascendo, assim, o primeiro Griletto em Itu, em 2004”, conta o fundador da rede.
“Nossa proposta era levar comida caseira e rápida, um nicho novo e que entrava para competir de frente com as variadas alternativas de fast food nas praças de alimentação. Produtos e pratos tão democráticos que, hoje, embora parte de uma rede com reconhecimento de grandes players do setor, têm, em operadores locais, a principal concorrência. Além de termos como grande diferencial a proximidade com os franqueados, também oferecemos alimentos feitos na hora, justamente para dar o sabor que o consumidor deseja e merece”, detalha Alves.
O Griletto conta com um cardápio diversificado, com contrafilé, picanha e salmão, parmegianas de carne e frango, massas, opções lights e vegetarias, porções e tábuas para compartilhar e sobremesas.
Referência em franquia de alimentação e reconhecido com 13 Selos de Excelência em Franchising, o Griletto, ao longo das últimas duas décadas, se adaptou e se reinventou para enfrentar a concorrência, os avanços da tecnologia, os altos e baixos da economia, as mudanças de comportamento do consumidor e uma crise sanitária que impactou profundamente o segmento. A marca viu sua credibilidade e solidez crescer após a criação da Halipar, em 2015, que resultou em maior poder de negociação com fornecedores e shoppings, melhora na logística e aprimoramento no suporte aos franqueados.
“O Griletto hoje integra um grupo de marcas reconhecidas pela excelência de seus produtos e pelo potencial de negócio para quem deseja empreender. Isso foi construído a partir de um olhar atento às demandas dos franqueados e desejos e necessidades dos nossos consumidores”, conta Alves, que possui oito lojas próprias da rede. “Isso me permite ter um maior entendimento do dia a dia da operação”, completa o CEO da Halipar.
Sobre o Griletto
Completando 20 anos em 2024, o Griletto é a maior rede do Brasil especializada em grelhados e parmegianas. Atualmente, são cerca de 150 lojas franqueadas em diferentes regiões do país. A marca já recebeu 13 Selos de Excelência em Franchising, conferidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), incluindo em 2023. O Griletto oferece um cardápio variado, para todos os gostos e bolsos, com opções que vão desde grelhados, parmegianas e massas a pratos lights, porções e tábuas para compartilhar, além de sobremesas.
Sobre a Halipar
A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising.