O reflexo branco no olho de uma criança pode ser a pista preciosa para identificar um câncer ocular raro: o retinoblastoma. A campanha “De olho nos olhinhos” está de volta e ocorre no dia 21 de setembro no Shopping Villagio Caxias. Na oportunidade, um médico voluntário estará presente, em frente à Petiskeira, no horário de funcionamento do empreendimento, para falar sobre a campanha e divulgar informações sobre o retinoblastoma, gratuitamente. A data da mobilização nacional foi escolhida em alusão ao 18 de setembro, Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, estabelecido por lei em 2012.
No ano passado, milhões de brasileiros foram impactados com o caso da filha de 11 meses, à época, de Tiago Leifert e Daiana Garbin, diagnosticada já em estágio avançado da doença, que pode afetar crianças de 0 a 5 anos. Eles criaram a campanha “De Olho nos Olhinhos” com o objetivo de fazer com que outras famílias cheguem ao diagnóstico precoce e ao tratamento com mais rapidez.
“Somos um importante aliado em todas as discussões importantes para a sociedade, dado o volume de pessoas que recebemos todos os meses, o alcance e a capilaridade dos nossos shoppings nas cinco regiões do país. O nosso engajamento nessa campanha educativa, de saúde e de utilidade pública, nos transforma também em uma plataforma importante para conscientização, gerando a oportunidade de diagnóstico precoce, o que é extremamente importante. Dessa forma, oferecemos os nossos espaços para que mais pessoas tenham conhecimento e estejam informadas sobre esta doença”, destaca a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash; também tremor nos olhos e alteração em sua posição, como o desvio ocular (estrabismo). Em todos os casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.
Em 2024, a “De Olho nos Olhinhos” ganha um novo integrante: a mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença – o olho de gato – que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.
A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).
Ainda como apoiadores estão o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), o St. Jude Children’s Research Hospital, a Aliança Amarte, a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e a Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).