O Shopping Uberaba, administrado pelo Grupo Saphyr, além de ser referência em compras, lazer e entretenimento, é também o local escolhido para eventos culturais, que preservam as tradições e valorizam a história.
A exposição “Raízes – retratos de um povo de fé”, da fotógrafa e jornalista Lílian Veronezi, foi aberta nesta segunda-feira, 21, retratando os grupos de congada de Uberaba, integrando a programação do Novembro Negro.
A realização é da Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial (Cpir).
“Raízes – retratos de um povo de fé” surgiu a partir de uma série de registros fotográficos realizados em 2022, durante as manifestações das congadas na cidade. Considerado patrimônio imaterial de Minas Gerais, o Congado faz parte da história e da cultura mineira.
“A cada foto feita por mim, podia sentir a força e a importância para todos os participantes, desde os mais novos até os grandes representantes dos ternos de Congada. Fiquei muito feliz e honrada por poder registrar esses encontros e espero que, por meio do meu olhar, eu consiga transmitir a força dessas raízes ancestrais, enaltecendo e propagando assim essa manifestação cultural tão importante da nossa cidade”, ressaltou a fotógrafa.
Dentre os diversos segmentos de manifestação das práticas culturais afro-brasileiras, os ternos de Congada, Moçambique e Afoxé apresentam-se como uma das características culturais mais marcantes do negro no âmbito social uberabense. São manifestações que ocupam as ruas da cidade desde 1889, quando iam às vias de Uberaba, seja nas festas de coroação de reis e rainhas no dia 13 de maio, seja em louvor à Nossa Senhora do Rosário, reavivando suas memórias e sua cultura por meio de danças e cânticos. Essa cultura é registrada como patrimônio imaterial de Uberaba desde 2017.
A exposição ficará até o dia 30 no Shopping Uberaba e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 14h às 20h.