AÇÃO VISA APRIMORAR EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Encontros mensais vão promover jornada informativa e conteúdo de qualificação em etapas
Gerir pessoas de forma assertiva e eficiente sempre foi um dos maiores desafios das organizações. Com variáveis que vão desde a motivação de um colaborador, até a sua capacidade de entrega, investir no capital humano torna-se uma ação fundamental para o desenvolvimento sustentável de qualquer negócio. A fim de aprimorar sua excelência em atendimento e promover a qualificação e a motivação de lojistas e seus colaboradores, o Shopping Cidade lança no início de julho o projeto Feliz.CIDADE Transforma. Com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), que aposta na inovação do programa como um importante passo no desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores, o empreendimento realizará encontros periódicos voltados para o público interno (leia-se, equipe de vendas). Através de palestras, workshops, dinâmicas e premiações motivacionais, o mall espera tornar a jornada do cliente no ponto de venda em uma experiência incrível.
O ponto de partida do programa acontece no dia 2 de julho, com um tradicional café de boas-vindas servido aos participantes – vendedores e lojistas que completam as mais de 180 operações em funcionamento hoje no Cidade – que, em seguida, vão participar de um encontro com Felipe Theodoro, um ex-vendedor do varejo que virou a chave de sua vida durante a pandemia e hoje coleciona milhões de seguidores em suas redes sociais. “Esta etapa do programa, chamada de ‘Não Deixe o Café Esfriar’, acontecerá duas vezes ao ano, durante os meses de julho e novembro, e será aberta para a participação de todas as lojas do mall”, explica Lucy Jardim, gerente de marketing do Shopping Cidade. Segundo ela, a cada edição uma nova figura pública envolvida com conteúdos educativos sobre excelência em atendimento irá se apresentar ao público interno.
A fase “Encontro Marcado”, segundo passo do programa Feliz.CIDADE Transforma, contará com dinâmicas realizadas em grupos de até 30 pessoas. Ao longo de dois dias, os participantes vão interagir por meio de atividades que envolvem a capacitação e o desenvolvimento de habilidades simulando situações do cotidiano. “Com o apoio do SENAC, iremos abordar sempre temas que fazem parte do universo de trabalho daquelas pessoas como contratação, atendimento, boas práticas de vendas, entre outras peculiaridades. Será a etapa mais repetida ao longo do programa, com 12 sessões durante os meses de agosto, setembro e outubro”, destaca Lucy.
Com toda a parte teórica apresentada, é chegada a hora de conferir os resultados do trabalho desenvolvido ao longo do programa. Na etapa denominada “Cliente Oculto”, alguns clientes serão selecionados para avaliarem as lojas participantes dando notas em quesitos como vitrine, exposição dos produtos, atendimento e experiência de compra. “Essa seleção vai acontecer duas vezes ao longo do ano, sempre nos meses de agosto e novembro. Será interessante, pois por meio dela teremos um diagnóstico mais preciso do que melhorou e do que ainda precisa ser aprimorado em cada operação”, revela a gestora.
Para incentivar a participação dos lojistas e seus colaboradores, o Shopping Cidade desenvolveu um sistema de ranqueamento e recompensa, premiando as lojas mais bem avaliadas.
Mais que estimular um atendimento de excelência para seu público frequentador, o projeto do Shopping Cidade traz como objetivo o fomento ao desenvolvimento de habilidades para cada indivíduo, mantendo-o motivado e dedicado às tarefas do trabalho. “As organizações são formadas por pessoas e nunca devemos nos esquecer disso. As individualidades de cada um, o estado de ânimo, os problemas, tudo reflete em seu dia a dia na empresa. Incentivar, estimular, orientar e promover a evolução desse trabalhador, e também enquanto ser humano, é nosso grande compromisso”, finaliza Lucy Jardim.