A participação feminina no ambiente corporativo vem crescendo exponencialmente ao longo das últimas décadas. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na força de trabalho global 45% dos postos são ocupados por mulheres. No Brasil, a presença é ainda mais significativa: 54%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2023. Nos cargos gerenciais, as brasileiras também estão na frente nas estatísticas mundiais, com 39% de participação. Com a perspectiva de evoluir profissionalmente, as mulheres se destacam por investir mais que os homens em educação e qualificação.
A presença expressiva de mulheres reflete mudanças importantes na dinâmica de gênero dentro das empresas. No entanto, a ascensão a cargos de alta liderança representa desafios. O relatório Women in the Workplace 2023, realizado pela McKinsey, revela que somente 24% dos cargos de CEO nas maiores corporações são ocupados por mulheres. No Brasil, apenas 13% das organizações listadas na B3 têm mulheres em cargos de CEO.
Investimentos em educação são essenciais à evolução na carreira. Neste ponto, as mulheres despontam com vantagem. Segundo dados do IBGE, elas representam 57% das pessoas que concluem o ensino superior no País. Além da formação universitária, as profissionais se dedicam a aprimoramentos constantes, por meio de cursos, palestras e workshops.
Com a proposta de capacitar mulheres em suas jornadas de desenvolvimento pessoal e profissional, o Expo D. Pedro, um dos maiores espaços multiuso do interior de São Paulo, recebe no dia 17 de agosto o Imersão Be Blend: Coragem para Criar. Com o intuito de promover criatividade, autoconhecimento e comunicação entre mulheres de Campinas e região, o evento é voltado a empresárias e mulheres em transição profissional que buscam lucratividade e crescimento pessoal com propósito. Entre as palestrantes estão Alana Anijar, psicóloga especializada em saúde mental e fundadora do maior podcast do segmento no Brasil, e Victoria Rocha, designer de moda e influenciadora com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.
“É uma honra recebermos um evento tão significativo que celebra e empodera o potencial feminino no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Estamos profundamente comprometidos em apoiar iniciativas que promovam a igualdade de gênero e o fortalecimento das mulheres no ambiente corporativo. Esse tipo de evento não só enriquece nosso espaço, mas também celebra e exalta o potencial feminino todos os dias”, afirma Marceli Oliveira, superintendente do Complexo Expo D. Pedro.
A cultura do Expo D. Pedro reflete esta visão com mais de 80% de sua equipe formada por mulheres. “A presença feminina no ambiente de trabalho é um diferencial inestimável. As mulheres trazem consigo uma atenção aos detalhes única e um comprometimento excepcional com a qualidade e a excelência em tudo o que fazem”, destaca a executiva.
De acordo com Marceli Oliveira, eventos que inspiram, conectam e capacitam mulheres, a exemplo do Imersão Be Blend: Coragem para Criar, ajudam as profissionais a superar desafios e a alcançar novos patamares em suas carreiras. “Acreditamos que ao apoiar essas causas estamos contribuindo para uma sociedade mais justa, equilibrada e próspera para todos”, afirma.
O Complexo
Um dos maiores espaços multiuso para eventos do interior de São Paulo, o Expo D. Pedro, localizado em Campinas (SP), tem estrutura planejada para eventos corporativos de médio e grande portes, feiras, eventos religiosos, congressos, conferências, palestras, formaturas e shows.
Os espaços modulares no Centro de Convenções se adaptam a eventos de pequeno, médio e grande portes, chegando a uma área total de 5.000 m². Já o Centro de Exposições tem 7 mil m2 de área totalmente horizontal. Ambos os espaços são integrados de forma horizontal, facilitando a logística de organização de eventos dos mais diversos.
A versatilidade do espaço, a segurança, a localização no Parque D. Pedro Shopping e a comodidade de acesso pela Rodovia D. Pedro I são grandes atrativos do Complexo.