espaço do

ASSOCIADO

Novo cartão postal da cidade de Porto Alegre reúne arquitetura e integração à natureza

Pontal Shopping

O evento de entrega dos capacetes aos lojistas acontece no dia 10 de agosto de 2022

Localizado em uma região considerada polo econômico na cidade de Porto Alegre, em um terreno nas proximidades do Lago Guaíba, o Pontal Shopping é completamente diferente de qualquer shopping center. Assinado pelos arquitetos Manoel Doria e Manoel Felipe Doria, da Doria + Arquitetos, o Pontal Shopping possui uma arquitetura única no Brasil. O empreendimento reúne espaços de lazer, convivência, um mix diversificado para todos os estilos e promete ser o mais novo cartão postal da cidade.

Com 28 mil m² de ABL (Área Bruta Locável) e mais de 160 lojas o Pontal Shopping realiza no dia 10 de agosto, às 14h, o evento de entrega dos capacetes aos lojistas. O evento acontecerá na rua Padre Cacique, 2893, em Porto Alegre.

Administrado pela AD Shopping o Pontal Parque foi projetado para ser o maior Life Center do Sul do Brasil. Além do shopping, o complexo contará com hub da saúde do Hospital Moinhos de Vento, Hotel Double Tree By Hilton, centro de eventos e mais de 130 escritórios. “O projeto está interligado às revitalizações da Nova Orla e prevê um fluxo de 40 mil pessoas dia após a conclusão”, afirma Manoel Doria, diretor da Doria + Arquitetos.

Sobre o projeto

O Parque do Pontal é um empreendimento multiuso e foi criado para ser um catalisador de reurbanização. O programa foi estabelecido por um embasamento de uso comercial e uma torre de uso misto, inseridos em um parque integralmente novo que margeia as águas do Rio Guaíba. O projeto incorpora elementos naturais do entorno por meio de floreiras que dialogam com o parque, da fachada que acompanha aos afastamentos naturais do rio, da permeabilidade visual constante em todas as circulações internas e de terraços elaborados estrategicamente para valorizar o pôr do sol.

No projeto, de aproximadamente 110 mil metros quadrados, um dos polos atrativos principais acontece na praça central. A praça, de quase 85 metros de comprimento, divide o empreendimento no intuito de promover uma conexão direta da cidade com Rio. Está protegida por uma cobertura envidraçada a 19 metros do piso e, da escala do usuário, é possível ver a dinâmica dos pavimentos superiores, suas lojas, circulações e a praça de alimentação. Segundo o arquiteto Manoel Felipe Doria, a praça serve como um convite para desbravar o espaço interno sem desassociar o meio urbano onde está inserido.

 

 

 

 

 

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO