Neste sábado, 02 de abril, a Unidade da 1ª Companhia do 13º Batalhão da Polícia Militar que fica na Praça Tito Schier, entre os shoppings Palladium e Ventura, no bairro Portão completa três anos de atividades. O projeto é fruto de uma parceria público privada (PPP) com forte atuação da comunidade local. A data foi lembrada na manhã desta sexta-feira (01) em um evento que aconteceu nas dependências do Shopping Ventura e que contou com a presença de representantes da Polícia Militar do Paraná, empresários, comunidade e dos poderes executivo e legislativo municipal e estadual.
Durante a cerimônia a presidente do CONSEG Portão, Doroti Valeixo, relembrou a mobilização de toda a comunidade ao entorno para que o projeto pudesse ser colocado em prática. “Foram muitas as etapas discutidas com os entes de segurança pública, governos, representantes da esfera política, comunidade e o meio empresarial”, destacou Doroti, frisando ainda que a iniciativa privada, ao entender que também faz parte de uma determinada comunidade acaba por patrocinar projetos que beneficiem a região pois se sente parte do contexto. “Creio que esse modelo de implementação realizado há três anos no bairro Portão e que vem dando excelentes resultados, também pode vir a ser utilizado em outros cidades do estado”, disse a presidente.
O empresário Anibal Tacla, que esteve presente no evento conta que é uma política do Grupo Tacla estar próximo da comunidade onde seus empreendimentos são inaugurados. “Toda vez que um shopping do nosso grupo se instala, ele traz consigo muitos impactos positivos para comunidade local, transformando sua rotina, contribuindo com seu desenvolvimento, participando da vida daquele espaço. Foi assim no bairro Portão e temos o maior orgulho de fazer parte do projeto do 13º Batalhão, onde estão instalados, nas imediações, os Shoppings Ventura e Palladium Curitiba que fazem parte do Grupo Tacla”, explica o empresário.
Palladium e Ventura, foram as empresas que disponibilizaram recursos para realizar a transferência da Companhia para o novo espaço há três anos. “Esse é um projeto construído em várias mãos e que tem tido o apoio irrestrito da Polícia Militar alcançando resultados positivos no compromisso com a segurança da comunidade”, disse o comandante da 1ª companhia, Capitão QOPM Estevão Holler Junior.
A sede do 13º Batalhão da Polícia Militar ocupa 617 m², sendo 314 m² de área construída, funciona 24 horas por dia e conta com atuação de dezenas de policiais, além do apoio de um posto móvel da Polícia Militar. A companhia atende também os bairros Água Verde, Fanny, Guaíra, Lindóia e Novo Mundo.