Terceiro evento da quinta temporada do projeto promovido pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco acontece no dia 21/05 e reúne oito conhecidos bares de São Paulo, além de DJs e as atrações musicais Fabiana Cozza, que é convidada do grupo Mano Unica, e a banda Santa Jam Vó Alberta
Oito dos melhores endereços gastronômicos de São Paulo e duas atrações musicais de peso se reúnem dia 21 de maio, no Espaço Aroo, rooftop do Shopping Light, para o terceiro Festival Cultura de Boteco de 2022. O projeto é idealizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), comandada pelo jornalista Miguel Icassatti, e desde 2016 leva para diversos pontos o que de melhor os botequins mais amados da cidade têm a oferecer. Este ano, o projeto é realizado em parceria com a Muda Cultural e patrocínio da Ticket, marca de restaurante e alimentação da Edenred Brasil. A entrada é gratuita.
Num espaço aberto com vista para o Theatro Municipal de São Paulo e o Vale do Anhangabaú, o encontro leva até o público, com bom custo-benefício, petiscos de destaque nos cardápios de conceituadas casas da capital. “Um bom boteco jamais esfola o bolso do cliente porque valoriza a relação entre o preço e a qualidade das receitas que serve. É por isso que os participantes do nosso Festival colocam à venda suas especialidades por valores entre 10 e 40 reais”, explica Icassatti.
Marcam presença no dia 21/05 o Abaru, comandado pelo chef paraibano Onildo Rocha no terraço do Shopping Light; o Fôrno, que faz sucesso na região central com suas criações com pastrami; o Miquelina Focacceria, que oferece na Vila Leopoldina suas pinsas, espécie de pizza romana; o Cannoli do Calimano, que, como o nome sugere, é especialista em cannoli; o Carlinhos Restaurante, com seu inimitável arais de carne e de queijo; o Dr. Costela, famoso por seus assados; o Rota do Acarajé, conhecido pela qualidade de seu bolinho que dá nome à casa; e o Hilda Botequim, que serve receitas regionais na Vila Ipojuca (Lapa).
Para embalar o dia dedicado à botecagem, DJs e duas atrações ao vivo completam a programação do sábado. Uma é o grupo Mano Unica, que recebe a cantora paulistana Fabiana Cozza para celebrar a música popular brasileira. Outra, a banda Santa Jam Vó Alberta, um projeto de influências musicais que passeiam pelos blues, country e folk-rock.
A temporada 2022 do Festival Cultura de Boteco está sendo viabilizada por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac). O próximo evento está programado para o dia 18 de junho, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
CARDÁPIO:
Abaru – Tortilla de porco picante (R$ 39, com 4 unidades); Pastel de queijo da canastra (R$ 38, com 4 unidades); Oxente dog (R$ 35), pão de leite recheado de linguiça caipira, fonduta de queijo coalho, mandioquinha palha e vinagrete.
Cannoli do Calimano – Cannolo tradicional, Cannolo limão siciliano, Cannolo doce de leite, Cannolo creme pasticcere (R$ 12), Cannolo pistache, Cannolo Nutella (R$ 16), Sfogliatella (R$ 12), Panini de porchetta (R$ 35), Panini de caponata (R$ 30).
Carlinhos Restaurante – Arais de carne (R$ 19), Arais de carne com queijo (R$ 23) e Arais de záatar – vegetariano – R$ 23.
Dr. Costela – Sanduíche de costela artesanal desfiada com queijo (R$ 28).
Fôrno – Coxinha de frango (R$ 35, com 4 unidades).
Hilda Botequim – Buraco quente (R$ 25); Caldinho de feijoada (R$ 17/ 300ml); Torresminho (R$ 29/ 300g); Linguiça toscana flambada na cachaça (R$ 29/ 300g); Combo KIDS (R$ 35, com batata frita e bolo de pote de chocolate).
Miquelina Focacceria – Pinsa Margherita (molho tomate, mussarela e manjericão, R$ 29); Pinsa Napolitana (molho de tomate, mussarela, tomate cereja e azeitonas pretas picadas, R$ 32); Pinsa de Parma (creme de gorgonzola, rúcula, presunto cru, straciatella e pesto de manjericão, R$ 36); Pinsa Mortadela (creme de mussarela, mortadela, straciatella, geleia de pimenta e raspas de limão, R$ 36);
Sanduíches de focaccias: Mortadela (mortadela, straciatella, raspas de limão, R$ 27); Parma (mussarela, rúcula, presunto cru, tomate seco e pesto de manjericão, R$ 33); Rúcula (mussarela, straciatella, rúcula e tomate seco, R$ 30).
Rota do Acarajé – Acarajé no prato (R$ 32), Bobó de camarão (R$ 36), Dadinho de tapioca (R$ 29 – porção com 10), Dadinho de tapioca com camarão (R$ 32), Bolo de manteiga de garrafa (R$ 17).
Sobre a Sociedade Paulista Cultura de Boteco
Fundada em 2015, a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (@spculturadeboteco) é um projeto de conteúdo e eventos gastronômicos idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti. No pilar de conteúdo, Icassatti criou em 2007 o blog Boteclando, atualmente hospedado no portal UOL. Desde 2016, o jornalista é titular da coluna Cultura de Boteco, na rádio BandNews FM, e iniciou a trajetória com eventos em que os botecos vendem seus petiscos e receitas a preço acessível, sem abrir mão da qualidade. Lollapalooza, Festa da Diretoria – Sambódromo, Virada Cultural de São Paulo, Festa Junina do Club Athletico Paulistano e Mondial De La Bière são alguns eventos em que a @spculturadeboteco esteve presente.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite: http://mudacultural.com.br/.
Sobre o Shopping Light
O Shopping Light está localizado no antigo prédio da empresa de energia Light, tombado pelo Patrimônio Histórico. O edifício foi inaugurado em 1929 e, hoje, é o maior centro de compras do coração de São Paulo.
Hoje, o Shopping Light possui um grande mix de lojas, dos mais diversos segmentos e outlets, como Nike, adidas, Calvin Klein, Puma, Fila, Lacoste, Tommy Hilfiger, Kalunga, Ri Happy e Kings Sneakers. Além disso, há uma completa praça de alimentação com diversas opções de fast-food, buffets e o complexo gastronômico Priceless, que oferece experiências multissensoriais aos consumidores, além de 250 vagas de estacionamento, próximo ao Metrô Anhangabaú e Terminal Bandeira, com total conforto para compras e lazer. O endereço do empreendimento é Rua Coronel Xavier de Toledo, 23 – centro – SP.
Sobre a Ticket
A Ticket é pioneira no setor de refeição-convênio, presente no Brasil desde 1976, mesmo ano de lançamento do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. A marca criou o primeiro benefício de alimentação ao trabalhador no Brasil, o Ticket Restaurante, e, desde então, é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e versáteis nos segmentos de Alimentação, Refeição, Transporte, Cultura, Incentivos, Recompensas, Antecipação Salarial e Saúde, sempre com o propósito de multiplicar benefícios a todos os seus públicos. Atualmente, seu amplo portfólio de soluções no Brasil atende às necessidades de mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas-clientes e 455 mil comerciantes credenciados.
A Ticket é uma marca da Edenred, empresa global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas-clientes, em 46 países, administrando transações que equivalem a mais de 1,5 bilhões de refeições servidas a trabalhadores, anualmente.
SERVIÇO
Festival Cultura de Boteco
DATA: 21/05
Rooftop Shopping Light – Rua Cel. Xavier de Toledo, 23, Centro Histórico de São Paulo.
Telefone: 3154-2299
Horário: das 12h às 21h
Entrada gratuita.
www.culturadeboteco.com.br
@spculturadeboteco
Projeto viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac)
Apresentado por Ticket: uma marca Edenred
Apoio: Movida, Puntoo e vinho Gato Negro.
Realização: Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, Muda Cultural e Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo Capital da Cultura
Mais informações:
Informações à imprensa | Festival Cultura de Boteco
Anexo Comunicação
Com Larissa Reis (larissa@anexocom.com.br/ 11 99118-0915)
Andrezza Arnone (andrezza@anexocom.com.br / 11 99977-9529)
Ou Mauro Hossepian (mauro@anexocom.com.br / 11 97028-2161)
Informações à imprensa | Shopping Light
Hatsur Comunicação
Cristiane Fernandes Palumbo – cristiane@hatsur.com – (11) 94141-8585
Henrique Marani – henrique@hatsur.com – (11) 97544-5177