espaço do

ASSOCIADO

Exposição no Minas Shopping retrata universo das pessoas autistas

Mostra “Lugar de autista é em todo lugar”, idealizada pela ONG Conexão TEA Venda Nova, é realizada até 17 de abril

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a inclusão de pessoas autistas, o Minas Shopping recebe, até o dia 17 de abril, a exposição “Lugar de autista é em todo lugar”. A mostra, idealizada pela ONG Conexão Transtorno do Espectro Autista (TEA) Venda Nova, exibe 20 fotos, que estão expostas no Piso 2, próximo ao cinema, durante o horário de funcionamento do Minas Shopping. A entrada é gratuita.

A iniciativa, realizada no mês em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), dá visibilidade aos diferentes olhares dos pais, a partir de suas perspectivas e subjetividades, sobre os filhos autistas. “São registros feitos pelas próprias mães, que mostram as crianças em atividades corriqueiras, como jogar futebol e ir ao parque ou a uma festa de aniversário. A exposição abre portas para o conhecimento sobre o que realmente é o autismo, mostrando como crianças e jovens podem levar uma vida normal”, declara Ritinha F. Souza, idealizadora do projeto e conselheira da ONG.

Mãe de uma criança autista de 9 anos de idade, ela avalia que a exposição contribui para desmistificar os estigmas e preconceitos que envolvem o transtorno. “Quando se fala em autismo, o que vem à cabeça de muitas pessoas é a imagem de uma criança sentada balançando o corpo para frente e para trás. E, na verdade, não existe um padrão fixo para todos os autistas. Esse senso comum acaba criando estereótipos negativos e reforçando preconceitos”, pontua.

Segundo ela, a mostra também desempenha papel de acolhimento, principalmente às mães de crianças autistas. “Muitas são julgadas quando seus filhos entram em crise, pois há um consenso de que criança chorando é sinônimo de pirraça. Precisamos trabalhar empatia e o cuidado com o outro. Em vez de julgar, deveriam oferecer ajuda”, afirma. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o autismo não é uma doença. Os autistas têm dificuldade de interação e comunicação, mas, ainda assim, conseguem ter uma vida social”, destaca.

Focado em promover maior inclusão e acolhimento às pessoas com TEA, o Minas Shopping recebeu, recentemente, o selo de “Empresa Amiga do Autista”, depois de treinamento de capacitação oferecido pela ONG Onda Autismo. “Somos o primeiro shopping da capital a receber esse reconhecimento. Temos muito orgulho em contribuir para abrir novos horizontes e trazer reflexões importantes para tornar a sociedade mais inclusiva”, declara a gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim.

 

Exposição “Lugar de autista é em todo lugar”

Local: Piso 2, próximo ao Cinema

Data: até 17 de abril

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO