Os espaços de coworking já conquistaram seu lugar no mercado brasileiro. Segundo o Censo Brasileiro Coworking 2023, o número cresceu 20% no ano, chegando a 2.986 em todo o Brasil. São Paulo lidera o número de estações de trabalho compartilhadas, com 1.121 unidades. Aos poucos, esses eles começam a surgir também nos Shopping Centers. A estratégia expande a rede de serviços do empreendimento, com mais vantagens para os clientes e frequentadores.
Mas, por que um Shopping Center deveria investir nessa ideia? Pois bem, é o que mostraremos neste artigo. Continue lendo e entenda melhor como funciona um coworking em Shopping, quais as vantagens e como implementar um!
Descubra como coworkings em Shopping Centers podem reduzir a vacância e atrair novos públicos, gerando mais fluxo de clientes e inovação para seu empreendimento.
O que é coworking em Shopping Centers e como funciona?
O coworking surgiu como uma alternativa ao escritório tradicional. É um espaço independente, com arquitetura moderna e descontraída, e com toda a estrutura necessária de internet e mobiliário. A diferença é que esse espaço é compartilhado por diversas pessoas. Assim, pequenos negócios, profissionais liberais e freelancers podem compartilhar um mesmo espaço, dividindo entre eles as despesas mensais para a manutenção. Ou seja, eles podem contar com uma estrutura de ótima qualidade, conforto e comodidade, com um custo bem menor em relação a um escritório próprio. Outro atrativo de um espaço compartilhado é a possibilidade de troca de experiências e network.
Deste modo, vamos entender como esse espaço funciona. No coworking, são alugadas estações de trabalho, de acordo com a necessidade de cada empresa ou profissional. O aluguel é calculado por metro quadrado. Uma empresa ou profissional pode alugar um espaço pequeno ou uma sala com espaço para cinco ou dez pessoas. Ainda há possibilidade de locar salas de reunião de diversos tamanhos. Pode-se pagar um valor mensal, de acordo com a quantidade de horas diárias utilizadas e dependendo do tipo de plano contratado. Obviamente, existem algumas regras básicas para garantir a boa convivência entre todos que utilizam o serviço.
O conceito é relativamente recente no Brasil. Depois de algumas iniciativas tímidas, foram surgindo outras mais bem estruturadas, inclusive com a formação de grandes organizações que oferecem esse tipo de serviço. Com o tempo, mesmo empresas maiores, de médio porte, como muitas startups de tecnologia, passaram a usar os espaços de coworking.
3 vantagens de ter um coworking no Shopping Center
O coworking pode seguir o modelo tradicional, citado acima, ou ser um espaço onde o serviço é oferecido gratuitamente para os frequentadores. Esses espaços oferecem uma alternativa prática ao home office e ao escritório tradicional, já que, em alguns momentos, a concentração em casa pode ficar comprometida. Você deve estar se perguntando, por que devo seguir por esse caminho? Vamos lá, apontamos aqui três vantagens que fazem essa iniciativa ser atraente para os estabelecimentos.
Redução da vacância
Espaços vazios podem ser transformados em áreas de coworking, aproveitando o potencial ocioso de maneira lucrativa. Assim, ele não passa uma impressão de desocupado aos frequentadores do shopping e pode ser muito útil para quem mora perto e precisa focar em alguma atividade. Para que isso aconteça, existem duas opções: alugar os espaços para empresas administradoras de coworking ou fazer a gestão diretamente pelo Shopping. No caso da gestão própria, você pode contar com o Grupo EASE para ter uma visão detalhada que quais espaços estão disponíveis, qual o ABL, qual o fluxo de pessoas em torno dessa loja, entre outras funcionalidades que o E.net disponibiliza.
Maior trânsito de pessoas
O coworking pode ser uma oportunidade de levar público para o Shopping em dias de semana. Ao ir trabalhar em um espaço compartilhado, a pessoa vai precisar almoçar, o que gera oportunidade para a praça de alimentação. Deste modo, também pode aproveitar para comprar itens que estejam faltando em casa, aproveitando a comodidade de ter farmácias, supermercados e outras lojas em um único lugar.
Atração de novos públicos
Vamos entender o público que normalmente frequenta os espaços. Ainda segundo o Censo Coworking Brasil, 91% dos frequentadores se denominam como multidisciplinares, que suportam várias áreas da empresa. Deste modo, são pessoas que não possuem muito tempo e acabam fazendo suas compras de forma online. No entanto, ao frequentar um Shopping por motivos de trabalho, passam a ter mais contato com os produtos e serviços oferecidos ali.
Então, como começar um coworking?
Agora que você já conhece as vantagens de um coworking em Shopping, deve estar se perguntando como implementar um. O primeiro passo, obviamente, é analisar se você tem algum espaço disponível para isso. Vale lembrar que nem é preciso um local muito grande, como no exemplo apresentado anteriormente.
Nesse momento, é importante observar se há algum anexo externo, que possa ser utilizado. Isso traz a sensação de segurança para quem buscar o serviço. Em seguida, faça um estudo da infraestrutura necessária, como wi-fi, cabeamento e conexões de energia elétrica, além de todo o mobiliário e decoração. Os espaços de coworking devem ser bonitos e confortáveis, oferecendo uma ótima experiência para os frequentadores desde a primeira visita.
Enfim, um coworking em Shopping pode ser o grande diferencial para atrair um público diversificado e aumentar a permanência e o consumo das pessoas no local. Pode ser a inovação que faltava para renovar seu negócio!
Gostaria de saber mais sobre como implementar coworking no seu shopping? Entre em contato com o Grupo EASE e descubra como podemos ajudar!