Durante a terceira edição da Expo Preta RioMar, uma ativação especial está fazendo a cabeça dos visitantes. O Camarim Expo Preta, no piso térreo, na área de conveniências, oferece serviços de tranças e penteados até o dia 19 de agosto.
O trabalho é realizado pelos afroempreendedores Deh Chaves (@criolla_braids) e João Perfeito (@ateliet_mj). O Camarim é uma das várias iniciativas que compõem a programação diversificada da 3ª Expo Preta, evento de afroempreendedorismo e cultura negra que ocorre no piso L3 do RioMar Recife.
Afroempreendedorismo
Em 2024, a Expo Preta RioMar conta com 24 estandes de pessoas afroempreendedoras oriundas de 14 bairros do Recife. Esta é a primeira vez que o evento, antes voltado para a participação de quem atua no entorno do RioMar, passa a incluir empreendimentos de toda a capital pernambucana. Dessa forma, a 3ª Expo Preta RioMar tem 15 estreantes entre as pessoas expositoras.
As áreas de atuação também foram ampliadas, incluindo produtos naturais e para alimentação; entretenimento infanto juvenil; moda autoral/artesanal; serviços e produtos de beleza; e produtos e serviços associados à sustentabilidade.
As pessoas afroempreendedoras foram selecionadas a partir de um processo de inscrições online e participaram de Programa de Formação no IJCPM focado em técnicas de vendas e atendimento, gestão de finanças, planejamento e controle do tempo, ativação de marca e eventos sustentáveis. Além da oportunidade de exibir seus produtos e serviços sem custos para um público diverso, todas as pessoas participantes receberam uma cota de patrocínio no valor de R$ 400, para impulsionamento de suas marcas.
Programação cultural
A terceira edição da Expo Preta conta com uma programação cultural gratuita, sempre iniciando às 12h no Piso L3 do RioMar Recife. Entre as novidades está o Cine Barulho, mostra de curtas-metragens elaborados por jovens do IJCPM e debate mediado por Lucas Marçal. Estão confirmados também pocket show da cantora e violinista baiana Marcia Castro, além de encontros com a chef pernambucana Dona Carmem Virginia e com a atriz e cantora fluminense Zezé Motta, que comemora em 2024 seus 80 anos de idade e mais de 50 de carreira. Confira a programação completa:
Dia 1 – Sexta-feira (16/08)
12h – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
13h – Dj Boneka Apresentação cultural.
14h – Oficina de Afrobetização Jogos de leitura e contação de histórias.
16h – Coco Abre Caminhos Apresentação cultural.
16h30 – Cine Barulho Cine debate com Lucas Marçal.
17h30 – Juventude negra VIVA! Painel de conteúdo.
18h30 – 6ta MC Apresentação cultural.
19h – Márcia Castro na Expo Preta (OFERECIMENTO RIOMAR).
20h30 – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
Dia 2 – Sábado (17/08)
12h – A coisa tá preta! Playlist oficial da Expo Preta.
13h – Dj Jeff Apresentação cultural.
14h – Educação Financeira Painel de conteúdo.
15h – Saúde e corpo em movimento Painel de conteúdo/apresentação cultural.
16h – Travestis negras vivas! Painel de conteúdo.
17h – Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.
18h – Dona Carmem Virginia na Expo Preta – Mediação de Pedro LIns (OFERECIMENTO RIOMAR).
19h – Zezé Motta na Expo Preta – Mediação de Pedro Lins (OFERECIMENTO RIOMAR).
20h – Dj Milena Cinismo Apresentação cultural.
Dia 3 – Domingo (18/08)
12h – CIA Agebês – Maracatu Nação Porto Rico Apresentação cultural.
12h30 – Sambando Miudinho Roda de samba para o público infantil.
14h10 – Antirracismo na prática: o papel das pessoas aliadas Painel de conteúdo.
15h – Racismo religioso: o que é e como combater? Painel de conteúdo.
16h – Desfile de Moda Expo Preta Apresentação cultural.
16h30 – Vivências Ancestrais Painel de conteúdo.
17h30 – Afrobaile B2B Baile Charme Apresentação cultural.
19h – Dj Léa Apresentação cultural.
Sobre a Expo Preta
Desde sua criação, em 2022, o evento destaca-se como uma plataforma de valorização e impulsionamento de pessoas afroempreendedoras. Mais de 100 pequenos empreendimentos já foram impactados nas edições anteriores, através da ampliação de sua visibilidade e geração de novos negócios. Já na primeira edição, a Expo foi reconhecida com o primeiro lugar no Prêmio Abrasce, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade.