Quase 30 artesãos da Associação dos Expositores das Feiras da José Bonifácio – Amigos do Brique farão a exposição de seus trabalhos no mais novo espaço cultural da cidade no TOTAL, no próximo domingo, 4 de junho. O “Arte na Feira”, uma parceria da Associação com o shopping, acontecerá no primeiro domingo de cada mês, no Largo Cultural do TOTAL, das 10h às 18h (em caso de chuva, será cancelado).
“Queremos ampliar a divulgação e as oportunidades para os artesãos de Porto Alegre e região. Buscamos novos espaços para mostrar o trabalho artesanal desenvolvido por nossos associados. São artesãos associados e credenciados pela Casa do Artesão, com trabalhos muito diversificados: tecidos (patchwork, retalhos, palha, reciclados); madeira; ferro; velas; fios (crochê, tricô, macramê), entre tantos outros”, diz Claudia Vaz, a vice-presidente.
Dentro dessa diversidade de matérias-primas, há muita variedade:
-Tecidos: técnicas como patchwork, patch aplique, retalhos, reciclagem (dentro do conceito de costura criativa). Produtos como bolsas, ecobags, capas para almofadas, capas para cadeiras, necessaires, bandôs decorativos, jogos, bonecas, entre outros.
-Madeira/MDF: técnicas com pintura, entalhes. Produtos como mandalas, molduras, quadros, porta-retratos etc.
– Velas decorativas em vários formatos, cores e aromas.
– Fios: técnicas como crochê, tricô, macramê. Há também comercialização de casacos, tapetes, trilhos de mesa, suporte para plantas e vasos, camas suspensas para pets, origamis, bolsas, mantas, souplast entre muitos outros itens.
– Gesso: técnicas de pintura em gesso transformam-se em objetos de decoração
– Encadernação artesanal: traz técnicas apuradas na encadernação utilizando MDF, couro e materiais sintéticos, decorados com pirógrafos e canetas especiais, que utilizam papel reciclado para a produção de cadernos, cadernetas, fichários e restauração de livros.
– Bastões aromáticos vegetais, fabricados com ervas e pétalas de flores desidratadas utilizando a técnica de prensagem.
– Metal: técnicas que trazem desde brincos com pedras, pulseiras, colares, incensários entre outros.
“Esta parceria com o shopping TOTAL vem bem ao encontro de nossos propósitos, trazendo a oportunidade de novos espaços culturais para feiras. Acreditamos que será um sucesso para ambos. A diversidade de locais públicos e privados é um grande desafio para o crescimento do artesanato no RS, no que se refere a qualificação dos artesãos e sua arte”, finaliza Cláudia.
Durante o evento haverá ainda apresentação do músico James.