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Mais de 100 anos de história: TOTAL recebe exposição Memória Sobre Rodas, com carros, motos e motonetas icônicos

Como parte das ações dos seus 20 anos, completados em maio, o TOTAL, por meio do Centro Cultural TOTAL, receberá de 1º a 9 de julho a exposição Memória Sobre Rodas, que reunirá 21 carros e nove motos e motonetas, veículos icônicos não só no mundo automobilístico, mas para a história da sociedade por refletirem as mudanças de seu tempo. O diferente aqui é que as relíquias ficarão expostas dentro do shopping, no mall, pertinho das lojas e das pessoas, no primeiro e no segundo pisos.

Destacam-se na exposição um Ford Modelo T 1923, um “Ford Bigode”, um carro de cem anos, escolhido como o mais influente do século 20 na competição Car of the Century de 1999, modelos semelhantes aos que figuraram nos filmes De Volta Para o Futuro, um Ford Cabriolet Super Deluxe 1946 e uma Norton ES2 de 1952, que ficou conhecida no filme Diários de Motocicleta, até um Fusca 1962, entre outros: se fossem contados em anos, seriam séculos de história.

A curadoria é do Veteran Car Club do Brasil RS, que tem sede no próprio Shopping TOTAL, uma associação civil com 44 anos de existência filiada à FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e à FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), cujo objetivo é preservar, proteger e promover o antigomobilismo. O Veteran fará visitas guiadas aos carros, que vão desde a década de 1920 até 1970, dispostos em “ilhas”, sendo que cada uma terá ao lado um totem com um QR-Code que remeterá à história de cada veículo. “Teremos um recorte da história da sociedade. O automóvel é um patrimônio cultural da humanidade e evoluiu com a gente, será uma viagem no tempo”, avalia Eduardo Scaravaglione, presidente do Veteran, cujos carros são expostos no Largo Cultural do TOTAL tradicionalmente no terceiro domingo de cada mês.

Memória Sobre Rodas

A exposição é gratuita, e pode ser vista das 10h às 22h. A abertura de Memória Sobre Rodas acontece no dia 1º (sábado), às 15h. Já as visitas guiadas acontecem nos dias 2 (domingo) e 8 (sábado), sempre às 15h. Para facilitar, as inscrições podem ser feitas previamente via https://shoppingtotal.com.br/ ou pelo Balcão de Informações do shopping: 3018-7000 ou 3018-8000.

  Confira os modelos de carros

  1. FORD MODELO T 1923

Um carro de 100 anos: conhecido no Brasil como “Ford Bigode”, foi escolhido o carro mais influente do século XX na competição Car of the Century de 1999.

  1. FORD MODELO T TOURING 1926

Outro modelo “Ford Bigode”, durante a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, até em condições adversas, sendo usado, inclusive, como ambulância.

  1. FORD MODELO T ROADSTER 1926

Esse Ford Modelo T é um Roadster, termo popularizado nos EUA para um carro de apenas dois lugares tendo um banco “extra”, na parte de fora da cabine, popularmente chamado de “banco da sogra”.

  1. FORD MODELO A ROADSTER 1929

Sucesso de vendas, moderno e acessível, o sucessor do Modelo T, era mais confortável, mais seguro e tinha um design melhor. O Modelo A é o sucessor do icônico Modelo T. Roadster, um termo popularizado nos EUA para um carro de dois lugares.

  1. FORD CABRIOLET 1937

A década de 30 foi a época de ouro do design automotivo e de avanços na mecânica (consolidação do motor V8). Os carros já não tinham mais a estética de uma carruagem com motor, que caracterizou os anos 20.

 FORD CABRIOLET SUPER DELUXE 1946

Um carro igual a esse participou dos filmes De Volta Para o Futuro. Era o carro do vilão Biff Tannen. O carro foi mantido pela Universal depois que Back to the Future Part II  foi concluído e colocado em exibição em sua turnê, antes de ser vendido a um colecionador particular.

  1. FORD COUPÊ SUPER DELUXE 1948

O Ford Coupê Super Deluxe de 1948 marcou o fim de uma era de carros que ainda mantinham a identidade dos anos 30 e que, devido à Segunda Guerra Mundial, não haviam passado por grandes mudanças de design.

  1. BUICK EIGHT 1950

Se caracterizou como uma marca de automóveis de luxo, estilo, conforto e elegância. Este Buick Eight possui uma grade frontal que é uma verdadeira obra de arte. Existe uma música sobre o carro: My Buick, My Love And I, bem como um livro, Buick 8, do mestre do suspense Stephen King.

  1. RENAULT COLORALE PRAIRIE 1951

Carro de passeio e para todo o tipo de trabalho (também possuía versões furgão e picape), pode ser considerada precursora dos modernos SUVs. Alta e espaçosa, serviu por muito tempo como táxi em Lisboa. Está na família do atual proprietário desde 1954, quando foi comprada pelo seu pai.

  1. CITROEN 11 NORMALE (TRACTION AVANT) 1953

Um dos mais belos automóveis europeus produzidos entre as décadas de 1930 e 1950 é também um dos produtos mais revolucionários da indústria automobilística mundial: o Citroën 11 Normale, Traction Avant. Carro muito usado em filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e até em histórias em quadrinhos como as do Tintim, do grande escritor e artista Hergé.

  1. VW FUSCA 1200 1962

No início da década de 1960 VW Fusca dominou as vendas no cenário nacional como o carro mais vendido no País, posição que permaneceu até a década de 1980. Genial e simples ao mesmo tempo, com o seu “friendly design”, é um dos carros mais amados no Brasil.

  1. WILLYS INTERLAGOS 1962

Willys Interlagos foi o primeiro automóvel esportivo produzido no Brasil. Fez sucesso nas pistas de corrida na Equipe Willys com Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e Wilson Fittipaldi conquistando, entre outras corridas, as 500 Milhas de Porto Alegre, 500 Quilômetros de Interlagos e 200 Milhas de Montevidéu. Esse modelo foi totalmente restaurado pelo irmão do atual proprietário que o possui há 46 anos.

  1. SIMCA CHAMBORD 1963

SIMCA quer dizer Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile. O nome Chambord vem de um enorme castelo na França. O carro dessa exposição já foi colocado dentro do Auditório Araújo Vianna, em um show da banda Camisa de Vênus, que tem uma música também chamada Simca Chambord, de 1986. Também aparecia na série dos anos 60 O Vigilante Rodoviário, exibida na TV Tupi.

  1. DKW-VEMAG FISSORE 1965

Em seu lançamento, em junho de 1964, era considerado pela imprensa especializada como um automóvel enxuto, prático, de linhas sóbrias e elegantes e que oferecia um ampla visibilidade ao motorista e seu passageiro.

  1. DKW-VEMAG BELCAR 1967

O Belcar é um automóvel que foi produzido no Brasil pela Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.), sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. Foi saudado por oferecer boa estabilidade, conforto interno e espaço para até seis passageiros, além de uma mecânica bastante robusta e apropriada às precárias estradas brasileiras.

  1. FIAT 850 SPIDER 1968

Os anos sessenta deixaram traços indeléveis, trazendo uma onda de imaginação e inovação na moda, música e hábitos dos italianos. O fervor daquela época foi percebido pelos fabricantes. Um dos carros que se destacaram naquela década foi certamente o simpático Fiat “850 Spider”, criado em colaboração com a “Carrozzeria Bertone”. Em 18 de dezembro de 1999 foi selecionado pelo “Car Designer of the Century” e introduzido no Automotive Hall of Fame em 2002.

  1. JAGUAR E-TYPE 1969

Com uma combinação de boa aparência, alto desempenho e preços competitivos, estabeleceu a marca como um ícone do automobilismo em 1960. Tido como um dos grandes símbolos dos anos 60, o E-Type já foi o veículo preferido de grandes personalidades como George Best, Brigitte Bardot, Tony Curtis e Steve McQueen. Em março de 2008, o Jaguar E-Type foi classificado em primeiro lugar no Daily Telegraph na lista dos “100 mais belos carros de todos os tempos”. Foi o terceiro automóvel a entrar na coleção de design do MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

  1. VOLKSWAGEN KARMANN GHIA 1969

Nasceu da união do fabricante de carrocerias alemão Wilhelm Karmann com o italiano Luigi Segre, designer do estúdio Ghia. Um dos primeiros automóveis esportivos brasileiros, unia a confiança e robustez da Volkswagen e o belo design Italiano. Foi fabricado entre 1962 e 1972. O Karmann Ghia se tornou um exemplar clássico e atemporal, admirado mundialmente.

  1. PUMA GTS 1975

O puma foi o esportivo nacional mais famoso de todos os tempos. Exportado para vários países da Europa, fez sucesso aqui no Brasil alimentando o sonho de “jovens de todas as idades”. As linhas desse carro seguiam as tendências ditadas pelos principais estúdios de design italiano da época, tanto que hoje, as suas linhas continuam atemporais. Um ícone brasileiro.

  1. FORD BELINA 1974

O Ford Belina foi lançado em 1970 como um StationWagon compacto. Este exemplar está com o mesmo proprietário desde zero KM. Foi utilizado inicialmente como carro de passeio vindo a virar depois como de coleção. Está todo original e com quase 200 mil km. Fabricada em setembro de 1973 modelo 1974, completando neste ano, 50 anos.

  1. CHEVROLET CORVETTE STINGRAY1975

O Corvette é um clássico esportivo norte-americano, criado pela GM de olho no mercado de carros esportivos europeu. O sucesso foi tão grande nos anos 60 que a GM, como jogada de marketing, começou a distribuir Corvettes entre os astronautas que iam à lua. Naquela época, deram de presente aos astronautas da Apollo 12, três Corvettes que acabaram sendo apelidados de “Astrovettes”. Esse Corvette da exposição, um StingRay (arraia) 1975, pertence à terceira geração, chamada de C3, que durou entre 1968 até 1982.

 

Veja os modelos de motonetas

  1. NSU QUICK 1937

Era fabricada na Alemanha visando o mercado de consumidores com menor faixa de renda. Sucesso de vendas, ficou em produção até depois da 2ª Guerra Mundial. Este modelo estava em um latão de óleo, toda desmontada, com as peças intactas quando foi comprada pelo atual dono que a restaurou.

  1. BSA GOLDEN FLASH 1951

BSA significa Birmingham Small Arms, como diz o nome, era produzida por uma grande corporação britânica que tinha em sua origem a produção de armamentos. Comprada pelo atual proprietário nos anos 90, ela já estava adaptada como uma “Café Racer” (uma categoria de motocicleta desenvolvida para corridas de curto percurso que eram utilizadas por jovens na década de 60 para apostar corridas entre cafés).

  1. NORTON ES2 1952

A Norton ES2 é uma motocicleta inglesa produzida de 1927 a 1964. Com 500 cm3 monocilíndrica, conhecida pelo filme Diário de Motocicleta como “La Poderosa”.

  1. LAMBRETTA LD 1958

A Lambretta, assim como a Vespa, também é fruto da necessidade de outra grande corporação italiana, a Innocenti, de encontrar um produto que suprisse as necessidades de locomoção da população, que fosse barato e econômico. Era a tônica da Europa no pós-guerra. Como a Vespa, também foi um grande sucesso de vendas em todo o mundo.

  1. LAMBRETTA LD 1959

Fabricada pela Innocenti, indústria italiana fundada por Ferdinando Innocenti em 1920. Os veículos passaram a ser fabricados em série, em Milão, no bairro de Lambrate, nome que acabou eternizado como uma das marcas mais conhecidas e queridas do mundo. No Brasil, a Lambretta foi o primeiro veículo nacional a ser produzido em série.

  1. VESPA M3 1959

A Vespa é um ícone entre as scooters. Seu nome é relacionado ao zumbido resultante de seu motor 2 tempos, semelhante ao som emitido pelas vespas. Com o final da guerra, a Itália estava praticamente destruída, assim como toda a economia da Europa. Inspirado por Henry Ford, Enrico Piaggio queria criar uma moto barata. Foi um sucesso da indústria europeia tanto pelo design como pelo seu sistema de funcionamento e até hoje é fabricada, mantendo os conceitos originais.

  1. LAMBRETTA LI 1962

A partir de 1960 foi lançado o modelo LI. Esteticamente, as alterações mais visíveis foram a mudança do farol fixo para o guidão, desenho do para-lamas dianteiro e perfil mais fluido, deixando de apresentar o “degrau” entre o assento do carona e o estepe.

  1. YAMAHA XS 650 1971.

O projeto do motor da Yamaha XS 650 era bem avançado para sua época, foi a primeira motocicleta grande e com motor quatro tempos feita pela Yamaha. Foi presentada pela primeira vez no Salão de Tóquio de 1969.

  1. YAMAHA RD350LC 1988

Refrigerada à água, foi a substituta da famosa RD350 da década de 1970, apelidada de “Viúva Negra”, por causar frequentes acidentes fatais. A família RD descende das motos de competição da Yamaha, campeãs mundiais nos anos 60 e 70. RD = “Race Developed” (Desenvolvida para corrida). Acelera de 0 a 100km/h em 5 segundos, atingindo a velocidade máxima perto dos 200km/h. Pilotos ousados, na época, enfrentavam, com sucesso, outras motos de maior cilindrada.

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