Como parte das ações dos seus 20 anos, completados em maio, o TOTAL, em Porto Alegre (RS), por meio do Centro Cultural TOTAL, recebeu de 1º a 9 de julho a exposição Memória Sobre Rodas, que reuniu 21 carros e nove motos e motonetas, veículos icônicos não só no mundo automobilístico, mas para a história da sociedade por refletirem as mudanças de seu tempo. Com o sucesso, a exposição foi prorrogada até 16 de julho, com a entrada de três novos modelos (Ford 100 ano 1962, Ford Corcel GT XP 1972 e um Citroen 2CV, 1970) – outros 4 saíram para ceder espaço aos “novos”. O diferente aqui é que as relíquias estão expostas dentro do shopping, no mall, pertinho das lojas e das pessoas, no primeiro e no segundo pisos.
Destacam-se na exposição um Ford Modelo T 1923, um “Ford Bigode”, um carro de cem anos, escolhido como o mais influente do século 20 na competição Car of the Century de 1999, modelos semelhantes aos que figuraram nos filmes De Volta Para o Futuro, um Ford Cabriolet Super Deluxe 1946, até um Fusca 1962, entre outros: se fossem contados em anos, seriam séculos de história.
A curadoria é do Veteran Car Club do Brasil RS, que tem sede no próprio Shopping TOTAL, uma associação civil com 44 anos de existência filiada à FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e à FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), cujo objetivo é preservar, proteger e promover o antigomobilismo. Os carros vão desde a década de 1920 até 1970, dispostos em “ilhas”, sendo que cada uma tem ao lado um totem com um QR-Code que remete à história de cada veículo. “Temos um recorte da história da sociedade. O automóvel é um patrimônio cultural da humanidade e evoluiu com a gente, é uma viagem no tempo”, avalia Eduardo Scaravaglione, presidente do Veteran, cujos carros são expostos no Largo Cultural do TOTAL tradicionalmente no terceiro domingo de cada mês no TOTAL Fest– o próximo encontro será no domingo, 16/7, (se não chover), que contará com apresentação da Banda a Saudade que Ficou, ilustrações de carros feitas na hora pelo artista Fernando Souza, o “Solitary Driver” e feira da Associação Gaúcha de Cutelaria (AGC).
Memória Sobre Rodas
A exposição é gratuita, e pode ser vista das 10h às 22h até 16 de julho.
Confira os modelos de carros
- FORD MODELO T 1923
Um carro de 100 anos: conhecido no Brasil como “Ford Bigode”, foi escolhido o carro mais influente do século XX na competição Car of the Century de 1999.
- FORD MODELO T TOURING 1926
Outro modelo “Ford Bigode”, durante a Primeira Guerra Mundial, o Modelo T foi empregado amplamente, até em condições adversas, sendo usado, inclusive, como ambulância.
- FORD MODELO T ROADSTER 1926
Esse Ford Modelo T é um Roadster, termo popularizado nos EUA para um carro de apenas dois lugares tendo um banco “extra”, na parte de fora da cabine, popularmente chamado de “banco da sogra”.
- FORD F-100 1962
A Ford começou a fabricar a pick up F100 em 1957. Tinha motor V8 de 4,5 l e 167 HP, com transmissão manual de 3 marchas. O modelo de 1962 foi o primeiro com capô do motor cobrindo os guarda-lamas e grade dianteira com 4 faróis. Mais tarde a Ford lançou 2 modelos derivados da 62, a Passeio e a Rancheiro. Esta picape foi adquirida em março de 1963 e está com a família desde zero km. Foi usada nos trabalhos diários da fazenda, no interior, e também para o lazer da família em passeios e viagens.
5. FORD CORCEL GT XP 1972
O Corcel foi um automóvel médio produzido pela Ford no Brasil, de 1968 a 1986. O projeto estava sendo desenvolvido pela Willys Overland em parceria com a Renault e se chama de projeto “M”. Com a compra da Willys pela Ford, esta resolveu lançar no Brasil o carro com o nome de Corcel. Foi eleito pela revista Autoesporte o Carro do Ano em 1969, 1973 e 1979. O GT XP foi produzido apenas em 1972. Era um GT com mais potência do que os demais.
- FORD CABRIOLET 1937
A década de 30 foi a época de ouro do design automotivo e de avanços na mecânica (consolidação do motor V8). Os carros já não tinham mais a estética de uma carruagem com motor, que caracterizou os anos 20.
- FORD CABRIOLET SUPER DELUXE 1946
Um carro igual a esse participou dos filmes De Volta Para o Futuro. Era o carro do vilão Biff Tannen. O carro foi mantido pela Universal depois que Back to the Future Part II foi concluído e colocado em exibição em sua turnê, antes de ser vendido a um colecionador particular.
- FORD COUPÊ SUPER DELUXE 1948
O Ford Coupê Super Deluxe de 1948 marcou o fim de uma era de carros que ainda mantinham a identidade dos anos 30 e que, devido à Segunda Guerra Mundial, não haviam passado por grandes mudanças de design.
- BUICK EIGHT 1950
Se caracterizou como uma marca de automóveis de luxo, estilo, conforto e elegância. Este Buick Eight possui uma grade frontal que é uma verdadeira obra de arte. Existe uma música sobre o carro: My Buick, My Love And I, bem como um livro, Buick 8, do mestre do suspense Stephen King.
- CITROEN 2CV, 1970,
Ddeux chevaux – dois cavalos, em francês, nesse caso, não expressa a potência real do motor – é um automóvel de baixo custo da montadora Citroën, um ícone. Produzido entre 1948 e 1990, foi um dos modelos mais populares da marca, alcançando a incrível marca de 5 114 969 unidades produzidas. O modelo era utilizado pelo pai da personagem de histórias em quadrinhos argentina Mafalda (do genial cartunista Quino) como carro familiar comprado a duras prestações. Motor de 2 cilindros com 602 cc3 e potência de 18HP.
- RENAULT COLORALE PRAIRIE 1951
Carro de passeio e para todo o tipo de trabalho (também possuía versões furgão e picape), pode ser considerada precursora dos modernos SUVs. Alta e espaçosa, serviu por muito tempo como táxi em Lisboa. Está na família do atual proprietário desde 1954, quando foi comprada pelo seu pai.
- VW FUSCA 1200 1962
No início da década de 1960 VW Fusca dominou as vendas no cenário nacional como o carro mais vendido no País, posição que permaneceu até a década de 1980. Genial e simples ao mesmo tempo, com o seu “friendly design”, é um dos carros mais amados no Brasil.
- WILLYS INTERLAGOS 1962
Willys Interlagos foi o primeiro automóvel esportivo produzido no Brasil. Fez sucesso nas pistas de corrida na Equipe Willys com Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e Wilson Fittipaldi conquistando, entre outras corridas, as 500 Milhas de Porto Alegre, 500 Quilômetros de Interlagos e 200 Milhas de Montevidéu. Esse modelo foi totalmente restaurado pelo irmão do atual proprietário que o possui há 46 anos.
- SIMCA CHAMBORD 1963
SIMCA quer dizer Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile. O nome Chambord vem de um enorme castelo na França. O carro dessa exposição já foi colocado dentro do Auditório Araújo Vianna, em um show da banda Camisa de Vênus, que tem uma música também chamada Simca Chambord, de 1986. Também aparecia na série dos anos 60 O Vigilante Rodoviário, exibida na TV Tupi.
- DKW-VEMAG FISSORE 1965
Em seu lançamento, em junho de 1964, era considerado pela imprensa especializada como um automóvel enxuto, prático, de linhas sóbrias e elegantes e que oferecia um ampla visibilidade ao motorista e seu passageiro.
- DKW-VEMAG BELCAR 1967
O Belcar é um automóvel que foi produzido no Brasil pela Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.), sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. Foi saudado por oferecer boa estabilidade, conforto interno e espaço para até seis passageiros, além de uma mecânica bastante robusta e apropriada às precárias estradas brasileiras.
- FIAT 850 SPIDER 1968
Os anos sessenta deixaram traços indeléveis, trazendo uma onda de imaginação e inovação na moda, música e hábitos dos italianos. O fervor daquela época foi percebido pelos fabricantes. Um dos carros que se destacaram naquela década foi certamente o simpático Fiat “850 Spider”, criado em colaboração com a “Carrozzeria Bertone”. Em 18 de dezembro de 1999 foi selecionado pelo “Car Designer of the Century” e introduzido no Automotive Hall of Fame em 2002.
- VOLKSWAGEN KARMANN GHIA 1969
Nasceu da união do fabricante de carrocerias alemão Wilhelm Karmann com o italiano Luigi Segre, designer do estúdio Ghia. Um dos primeiros automóveis esportivos brasileiros, unia a confiança e robustez da Volkswagen e o belo design Italiano. Foi fabricado entre 1962 e 1972. O Karmann Ghia se tornou um exemplar clássico e atemporal, admirado mundialmente.
- PUMA GTS 1975
O puma foi o esportivo nacional mais famoso de todos os tempos. Exportado para vários países da Europa, fez sucesso aqui no Brasil alimentando o sonho de “jovens de todas as idades”. As linhas desse carro seguiam as tendências ditadas pelos principais estúdios de design italiano da época, tanto que hoje, as suas linhas continuam atemporais. Um ícone brasileiro.
- FORD BELINA 1974
O Ford Belina foi lançado em 1970 como um StationWagon compacto. Este exemplar está com o mesmo proprietário desde zero KM. Foi utilizado inicialmente como carro de passeio vindo a virar depois como de coleção. Está todo original e com quase 200 mil km. Fabricada em setembro de 1973 modelo 1974, completando neste ano, 50 anos.
Veja os modelos de motonetas
- NORTON ES2 1952
A Norton ES2 é uma motocicleta inglesa produzida de 1927 a 1964. Com 500 cm3 monocilíndrica, conhecida pelo filme Diário de Motocicleta.
- LAMBRETTA LD 1959
Fabricada pela Innocenti, indústria italiana fundada por Ferdinando Innocenti em 1920. Os veículos passaram a ser fabricados em série, em Milão, no bairro de Lambrate, nome que acabou eternizado como uma das marcas mais conhecidas e queridas do mundo. No Brasil, a Lambretta foi o primeiro veículo nacional a ser produzido em série.
- YAMAHA XS 650 1971.
O projeto do motor da Yamaha XS 650 era bem avançado para sua época, foi a primeira motocicleta grande e com motor quatro tempos feita pela Yamaha. Foi presentada pela primeira vez no Salão de Tóquio de 1969.
- YAMAHA RD350LC 1988
Refrigerada à água, foi a substituta da famosa RD350 da década de 1970, apelidada de “Viúva Negra”, por causar frequentes acidentes fatais. A família RD descende das motos de competição da Yamaha, campeãs mundiais nos anos 60 e 70. RD = “Race Developed” (Desenvolvida para corrida). Acelera de 0 a 100km/h em 5 segundos, atingindo a velocidade máxima perto dos 200km/h. Pilotos ousados, na época, enfrentavam, com sucesso, outras motos de maior cilindrada.