Espetáculo encerra o Festival de Bonecos capitaneado por Jorge Crespo, que também trará oficina infantil gratuita para montar bonecos de cone
O último sábado de julho encerra o Festival de Bonecos, que tomou conta das tardes de sábado do mês, no Conjunto Nacional de Brasília, dentro do projeto Diversão em Conjunto. Para fechar a programação com chave de ouro, será apresentado o espetáculo “Vovô e o Dia de Ser Criança”, no dia 30, a partir das 15h. Na sequência da peça, a criançada é convidada a participar de uma oficina gratuita de bonecos de cone, das 16h30 às 18h. As duas atividades estarão sob o comando de Jorge Crespo, um dos maiores bonequeiros do Brasil, há mais de 30 anos trabalhando como ator, criador e animador de bonecos para teatro, cinema e TV. A programação infantil é gratuita e acontece no Jardim Urbano, localizado no 3º Piso do Conjunto Nacional.
O espetáculo “Vovô e o Dia de Ser Criança” se passa na fantástica oficina de cacarecos, peças de eletrodomésticos e brinquedos reaproveitados do boneco Vovô Azul. Reciclados, esses objetos velhos acabam virando “máquinas” que, com o entusiasmo e a boa vontade do Vovô, adquirem novas e importantes funções. Dessa vez, Vovô Azul inventou a cadeira que pode ler pensamentos e sonhos. Isso vai possibilitar que ele desvende os mais bem guardados devaneios e fantasias do público, que serão projetados em belas imagens na tela “receptora de sonhos”. E até mesmo o desejo de reviver o passado ao lado de velhos amigos.
Oficina de bonecos
Para quem quer conhecer e aprender a construir um boneco de cone, o evento oferece um momento especial na oficina de criação e montagem de bonecos, sob a coordenação da equipe de Jorge Crespo. A oficina acontece no espaço CNJ Lab, é gratuita e tem vagas limitadas.
Jorge Crespo
Em 1980, Jorge Crespo iniciou seu trabalho com bonecos na TV, participando de várias atrações infantis, como Bonequeiro nas produções dos programas Arco-íris, Era Uma Vez, Porque Sim, Por que Não, Ilhas das Caixas na TV: Educativa e de Xuxa Meneguel, Os Trapalhões, Bia Bedran, Daniel Azulay. Atuou, também, como ator em novelas, especiais e seriados para TV.
Pioneiro no uso da espuma de poliuretano laminado para a confecção de grandes alegorias carnavalescas, tem confeccionado bonecos, alegorias e adereços para as principais agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro – Mangueira, Beija-Flor, Mocidade Independente, Império Serrano, Portela. Fundador do Bloco das Carmelitas de Santa Teresa, criador de Bonecos Gigantes para vários blocos carnavalescos. Desde1995, desenvolve projetos de visitas animadas com bonecos e atores a museus e centros de culturais no Rio de Janeiro; Museu da República, Museu do Índio, Museu Nacional, Museu do Folclore, museu da Maré.
Em 1996 criou a Cia. Jorge Crespo de Teatro de Bonecos, na qual vem realizando espetáculos de cunho educacional e visitas teatralizadas a convite dos principais museus do Brasil. Em 2008 transferiu seu ateliê para Brasília, desde então, atua na capital do país encantando e mobilizando pela arte.
Jardim Urbano – O Jardim Urbano do Conjunto Nacional é um espaço multiuso de convivência, que integra o ar puro e o sol com cultura e gastronomia, com projeto arquitetônico inovador, instalado no 3º piso do Conjunto Nacional. O complexo atualmente está dividido em três decks suspensos e cobertos, com 52 mesas. Interligado ao ambiente ao ar livre está o CNJ Lab, um espaço colaborativo e criativo, com o diferencial de estar dentro de um shopping de fácil acesso, localizado no coração da capital do país. O complexo também tem a proposta de ser um ponto de encontro, com duas operações gastronômicas: O Maria Teresa Café e o Job Social Bar. O CNJ Lab funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Serviço: Diversão em Conjunto – Festival de Bonecos
Local: Jardim Urbano, 3º piso – Shopping Conjunto Nacional de Brasília
Teatro de Bonecos – Vovô e o dia de ser criança
Data: 30/07 (sábado)
Hora: 15h
Oficina de Bonecos – Bonecos de Cone
Data: 30/07 (sábado)
Hora: 16h30 às 18h