Evento terá espetáculos de música e dança, além de artesanato e gastronomia
Acontece neste domingo (5/11), das 11h às 21h, no Largo Cultural do Shopping TOTAL, em Porto Alegre, a Festa das Nações 2023. A entrada é gratuita, com programação variada (veja abaixo), e apresentações de música e dança de 16 etnias. A gastronomia e artesanato também poderão ser apreciados em barracas típicas de cada país, como os famosos kibes árabes, os nhoques italianos, os acarajés de origem africana os choripans uruguaios ou os móbiles japoneses, entre outros.
“A Festa das Nações é uma atração muito bonita que estamos trazendo para o TOTAL, ela é a união de muitas culturas que temos em Porto Alegre e vêm para mostrar um pouco de suas tradições por meio da gastronomia, artesanato, dança e música. É uma festa para a comunidade”, diz Silvia Rachewsky, gerente de Marketing e Comercial do TOTAL.
“É uma festa para toda a família, que vai mostrar os costumes daqueles que vieram antes de nós e que ainda hoje são mantidos e passados por gerações. Sem contar que é um encontro entre etnias carregado de ótimas lembranças. Muitos que vão participar já estiveram em outras edições, há mais de 20 anos. Costumo dizer que são muitos idiomas juntos, mas o amor em manter tradição acaba por unir todos em um único idioma”, complementa a produtora cultural Edna Souza, realizadora do evento
Programação de gastronomia/artesanato – a partir das 11h
Chile: terá empanadas de carne, completo (pão de cachorro quente, salsicha, tomate, maionese e avocado em creme), mote con huesillo (trigo cozido com suco de pêssego), sopaipillas (disco de massa de trigo, moranga e fritas, servidas secas ou com pebre) e refrigerantes típicos chilenos.
Israel: artesanato com produtos judaicos como colares, anéis, castiçais, mezuzá, enfeites, talit, quipás, bandeiras e canecas.
Polônia: terá pierogi (pastéis cozidos típicos).
Japão: artesanato com dobradura em papel, móbiles de dobradura de grou (tsuru) e brincos com dobradura.
Continente Africano: acarajé, carimã, pastel de vatapá, cocada de colher com baba de moça e bebida típica “atã’. Artesanato: roupas típicas, bolsa e acessórios.
Alemanha: chopp, bretzel, e salsicha bock com cuca.
Grécia: pastelão de forno (tiropita), spanakopita. Doces típicos gregos como kurabie, koulourakia e malomakarona. Suvenires como chaveirinhos, camisetas e pulserinhas.
Líbano: kibe frito (iguaria árabe feita de carne e trigo integral bem temperado), esfiha (pequena torta assada recheada com carne e especiarias). Café árabe (café feito com grãos moídos com cardamomo).
Itália: nhoque recheado de limão siciliano e mussarela ao molho sugo e nhoque recheado de provolone ao molho de carne.
Argentina/Uruguai: empanadas, pizzas, medialunas e choripan.
Programação musical – a partir das 14h
14h – José Héctor Pomelapocha – Cuba
14h15 – Adri Arruda Dança Cigana Russka Roma
14h30 – Patyy Cardoso – Índia
14h45 – Alexandre Santos – Brasil
15h – Afrosul/Odomode – Raiz Afro Brasileira
15h30 – Grupo Folclórico Polônia – Polônia
16h – Cia de Danças Árabes Nadima Murad – Líbano
16h30 – Trama Arte Cia de Dança – Paraguai
16h45 – Dança do Leão Porto Alegre – China
17h – Trama Arte Cia de Dança – Rio Grande do Sul
17h30 – Grupo Shinsei/Grupo Minami Taiyo Daiko – Japão
18h – Alma Lusitana Fado e Música Portuguesa – Portugal
18h30 – Grupo Tanz Mit Uns – Alemanha
19h – Sociedade Helênica – Grécia
19h30 – Alma que Baila Cadica Danças e Ritmos – Espanha
20h – Sikuris Show – Chile
20h30 – 8 Adelante Tango – Argentina/Uruguai
*Em caso de chuva, o evento será transferido para 26/11