O varejo de shopping centers vive um momento de transformação: é preciso ir além de ser um local de compra e passar a fazer parte do dia a dia dos clientes, tendo nos consumidores verdadeiros fãs. Mas como fazer isso diante dos desafios que são a concorrência com o e-commerce e a disputa pelo tempo do consumidor com plataformas digitais? A saída é a construção de uma conexão genuína com a marca, que gere identificação e engajamento com muita autenticidade, fatores imprescindíveis para se destacar no mercado atualmente.
Enquanto para alguns players do mercado isso ainda é o futuro, outros shoppings já consolidam sua atuação nessa linha. Em Natal/RN, o primeiro shopping da capital potiguar – o Natal Shopping – é case de sucesso da plataforma Ancar Ivanhoe ao direcionar sua atuação para ser visto como uma “extensão da casa dos clientes, um espaço de criação de memórias”. Com ajuda da mascote Naty, uma elefanta – resultado de um concurso de desenho entre os clientes mirins – que caiu nas graças de todos, o empreendimento tem alcançado esse objetivo e fidelizou ainda mais seu principal público: as famílias.
“Esse vínculo já estava atrelado à história do Natal Shopping, que em seus 32 anos tem sido palco de muitos momentos especiais para os natalenses. E a nossa mascote, Naty, chega para reforçar esse lugar que ocupamos com as próximas gerações de uma forma muito genuína e autêntica, fazendo parte da história das crianças e das famílias que estão sendo formadas agora”, conta o superintendente, Felipe Furtado.
No último Dia das Crianças, que também é a data de aniversário da personagem, foi possível ver de perto o efeito da comunidade que se formou em torno da Naty e do Natal Shopping, por consequência. Além do grande número de pessoas presentes na comemoração, são cartinhas com desenhos, emails que solicitam a presença da personagem, camisetas bordadas à mão e até a seleção de embaixadores, os Natucos e Nateletes, que demonstram a força desse laço emocional, transpondo o ambiente do shopping.
“A Naty está presente na jornada do nosso consumidor, em todas as datas comemorativas, nas peças publicitárias, mas vamos além, por exemplo, ao lançar o livro Naty e a Natureza, que passa a ser a história que a família vai ler na hora de dormir; ao lançar a banda Turma da Naty, que tem a trilha sonora para a criançada começar o dia, e até com uma ação de desapego da chupeta, que é uma fase tão marcante na vida das crianças”, relata Diana Petta, gerente de marketing do empreendimento.
Mascote com propósito ESG
Nesse processo, a Naty é vista como um ícone que “ajuda às famílias a criar pessoas melhores para o mundo”. Segundo Diana Petta, o Natal Shopping se coloca nesse papel por meio da promoção de ações voltadas para o entretenimento e lazer de qualidade, o empoderamento infantil e o impacto social e sustentável, que são pilares de atuação do empreendimento voltados para o ESG (Ambiental, Social e Governança).
Por ser uma “mascote com propósito de transformação”, a Naty também protagoniza ações solidárias como o Natal Sem Fome, arrecadações de brinquedos e o projeto vencedor do Prêmio Abrasce 2024 na categoria Newton Rique de Sustentabilidade, o Naty nas Escolas, que leva educação ambiental para instituições de ensino públicas da região metropolitana.
Nessa ação, também é visível o alcance da personagem que está em desenhos nas paredes, na pelúcia que acompanha as crianças nos passeios escolares e no livro Naty e a Natureza, que já faz parte das atividades extracurriculares propostas pelos professores do Ensino Infantil das escolas públicas.
“Tudo o que se fala que os shoppings devem fazer ou vão se tornar, o Natal Shopping já tem colocado em prática, porque sabemos o quanto é importante ter outras associações ao momento de compra na vida do consumidor. E a Naty consegue isso. Não à toa, temos buscado cada vez mais essa conexão que extrapola a marca Natal Shopping. E estamos felizes com os resultados porque os nossos clientes lembram da gente para além da compra que fizeram, e sim, pelo momento que viveram. Essa é uma das nossas forças e onde vamos continuar trabalhando”, complementa Felipe Furtado, superintendente do empreendimento.