Em homenagem ao Dia Nacional da Fundação do Japão, comemorado em 11 de fevereiro, e ao aniversário de Sua Majestade o Imperador do Japão, Naruhito, celebrado no dia 23 do mesmo mês, o Shopping Center 3 em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo apresenta a Exposição Calendários Japoneses.
A mostra é gratuita e permite que o visitante mergulhe na cultura do Japão, conhecendo os rituais mais populares de cada mês. São 12 maquetes de madeira e outras 12 de papel com os detalhes das tradições populares e das delicadas mudanças sazonais que trazem consigo uma fascinante transformação do ambiente natural no Japão. A magia em observar e vivenciar essas mudanças das estações do ano é celebrada pelos japoneses com eventos especiais, festejos e rituais, cujas raízes remontam a uma cultura milenar.
Em fevereiro, por exemplo, acontece a cerimônia Mame Maki ou Setsubun, na qual se costuma afastar os maus agouros jogando sementes de soja sobre as casas e gritando “demônios para fora e boa fortuna para dentro”. Em abril, o destaque é a beleza das cerejeiras floridas, fenômeno que começa no sul, região mais quente e termina no norte, de clima mais frio. A floração atravessa o país e atrai multidões, do Japão e de outras nacionalidades. É a época de se reunir com a família e amigos e desfrutar um piquenique debaixo das árvores .
No Festival das Estrelas, ou Tanabata, em julho, é a vez de se escrever um pedido em um cartão, pendurar entre as folhas de bambu e caprichar na oração aos astros para que se realize. Em setembro, acontece Tsukimi, quando os japoneses gostam de apreciar a Lua, porque ela está mais brilhante. Nesse período, a tradição é agradecer o que se ganhou e pedir uma boa colheita, oferecendo à luz do luar o primeiro arroz colhido, bolinhos (dango) e flores de eulália. Dezembro, marcado pela neve cobrindo o alto do Monte Fuji, tradicional cartão postal, é a época em que o japonês se ocupa da “grande limpeza” em sua casa, para esperar as festas do Ano Novo.
Entre os Patrimônios Históricos da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em solo japonês, a mostra traz a maquete do Himeji-jo, castelo localizado na cidade de Himeji, na província de Hyogo, cuja construção data de 1333. Também é possível conferir o templo Kiyomizu-dera, que fica em Kyoto e foi fundado no século 8. O nome quer dizer Templo da Água Pura e a crença local é que quem beber água da cachoeira que fica na área inferior do templo, terá saúde e vida longa.
Para pais e filhos se divertirem juntos, a mostra terá quatro oficinas de origami, com especialista da loja Ki Origami, sempre aos sábados e domingos, em quatro horários: 14h às 14h45, 15h15 às 16h00, 16h30 às 17h15 e das 17h30 às 18h15. A capacidade é de nove participantes por turma. A programação inclui ainda, no dia 5, às 15h, apresentação de taiko (tambores e outros instrumentos de percussão típicos) com o grupo Shinkyo Daiko. Já no dia 12, no mesmo horário, as famílias poderão curtir uma exibição do Kaizen Karatê Kyokai.
Serviço
O que: Exposição Calendário Japoneses
Quando: 2 a 28 de fevereiro
Quanto: Grátis
Onde: Shopping Center 3 – corredor Frei Caneca – piso Augusta – Rua Augusta, 1611
Funcionamento: Segunda a sábado – 10h às 22h – Domingos e feriados – 10h às 22h
Sobre o Shopping Center 3
Onde: Av. Paulista, 2064, Cerqueira César, tel: 3285-2458
Horários de funcionamento do shopping: de segunda a sábado das 08h às 22h.
Domingo e feriados: das 10h às 22h
Lojas: de segunda a sábado das 10h às 22h. Domingo opcional das 14h às 20h
Alimentação: todos os dias das 11h às 22h
Estacionamento: Rua Luís Coelho, 91
Sobre o Shopping Center 3
Localizado em plena Avenida Paulista, no movimentado quadrilátero que reúne ainda as ruas Augusta, Luís Coelho e Frei Caneca, o Shopping Center 3 foi inaugurado em 1967 e completou 55 anos. Frequentado por um público cativo de trabalhadores, moradores e estudantes da região, tem 130 lojas distribuídas em quatro pisos e oferece ampla praça de alimentação com excelentes restaurantes.