Brinquedos e jogos lideram preferência, 74% pretendem investir até R$ 300
Pesquisa de intenção de compra da Alqia mostra que 60% dos seus clientes já decidiram comprar presentes neste Dia das Crianças. De acordo com o levantamento, 74% devem investir até R$ 300 no mimo neste ano. Brinquedos e jogos lideram a intenção de compra com quase metade da preferência do público ouvido, seguidos por roupas e livros, com cerca de 15%, enquanto 9% devem presentear com experiências: passeios especiais, como visitas a parques e programação cultural. A pesquisa ainda apresentou que o compromisso ambiental das marcas ultrapassou os critérios preço e condições de pagamento. Enquanto 35% das pessoas ouvidas destacaram atenção com as práticas ambientais das empresas, 29% destacaram preço e condições de pagamento.
“A pesquisa mostra mudanças de comportamento do consumidor nesse Dia das Crianças. Apesar de brinquedos seguirem na preferência das famílias, oferecer experiências para o público infantil vai ganhando o gosto do público na hora de presentear. Outro destaque é a preocupação com a agenda ESG das marcas, que se torna mais importante que descontos ou promoções para a decisão de compra, refletindo a preocupação do público com a urgência climática diante da seca que se impõe em todo o país e as enchentes mais frequentes no sul. Esse indicador deve pautar o varejo nos próximos anos”, avalia Rodrigo Silva, diretor de Operações da Alqia.
Uma das principais administradoras de shopping centers do Brasil, a Alqia ouviu 42.597 clientes em 11 empreendimentos localizados em todo o país: Shopping Metrô Tucuruvi, SuperShopping Osasco, Shopping Granja Vianna e Patio Cianê Shopping, em São Paulo, Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro, Shopping Uberaba e Uberlândia Shopping, em Minas Gerais, Shopping Paralela, na Bahia, Shopping Pátio Maceió, em Alagoas, Via Verde Shopping, no Acre.