A escultura de 300 metros lineares de comprimento reforça o DNA sustentável do shopping
Quem visitar o VillageMall a partir do dia 20 de janeiro será surpreendido por uma instalação desenvolvida pelo projeto Pirilampos do Planeta. A obra faz parte de uma parceria entre o shopping e a iniciativa, que transforma o lixo descartado de forma indevida em arte e renda junto a cooperativas de materiais recicláveis.
Batizada como “Luxo é cuidar de quem cuida do planeta”, a escultura tem 300 metros de comprimento, composta por 30 mil resíduos plásticos coletados do meio ambiente e foi produzida pelas cooperativas Três Córregos, de Teresópolis (RJ), e Transformando, do Jardim de Gramacho, da capital do estado do Rio. A peça estará exposta no L1 do shopping até o dia 29 de janeiro e depois segue para a Marquês de Sapucaí, onde será exibida em um camarote durante todo o Carnaval. Em seguida, desembarca no Centro Cultural Fábrica Bhering, na Zona Portuária do Rio, onde ficará por tempo indeterminado.
Com a proposta de unir arte e design para abrir espaço para a reflexão sobre a importância da reciclagem do lixo, a ação reforça o pilar de sustentabilidade do VillageMall. O shopping já conta com 100% do seu abastecimento realizado por energia solar através do complexo fotovoltaico localizado em Minas Gerais. Além disso, outras iniciativas sustentáveis já fazem parte do DNA do empreendimento, como escadas rolantes que operam em processo de diminuição de consumo de energia através de sensores; automação de irrigação e de reuso de água da chuva; equipamentos instalados nas descargas e torneiras de todos os sanitários com acionamento automático; volume de resíduos gerados pelo shopping acondicionados em containers de acordo com a classificação por natureza; cobertura verde construída no deck do mall; Horta Urbana Orgânica e iluminação natural com vidros low-e.
Sobre os Pirilampos do Planeta
O projeto Pirilampos do Planeta surgiu pelas mãos de Lula Duffrayer e Flávio Carvalho, dentro de uma reserva florestal, em uma região rural na Serra dos Órgãos, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Em parceria com a Cooperativa Três Córregos, que atua com material reciclável, a dupla percebeu que os materiais plásticos descartados incorretamente no meio ambiente eram belas peças desenhadas por grandes escritórios de design. Em cima disso, desenvolveram uma linha de luminárias feitas com peças de encaixe. “Percebemos uma grande riqueza perdida no lixo. O conceito dessas luminárias é sempre formar uma ‘corrente’, como referência a solidariedade, a união de todos em prol de um planeta mais sustentável. Com esse projeto, pretendemos chamar atenção sobre a importância da reciclagem, ao mesmo tempo que levamos mais visibilidade e renda extra aos profissionais da coleta seletiva”, explica Flávio Carvalho.